Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional é de Utilidade Pública no Recife

Fundada em 1961 e hoje presente em seis estados brasileiros, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) foi declarada de Utilidade Pública no Recife. A Lei nº 18.759/2020, que concede o título à entidade, é de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL).

A FASE é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que desde suas origens esteve comprometida com o trabalho de organização e desenvolvimento local, comunitário e associativo. "Ao longo da década de 60, a FASE lançou as bases de um trabalho ligado ao associativismo e ao cooperativismo, mas o Golpe de 64 fez com que esses rumos tivessem de ser redefinidos. A resistência à Ditadura e a formação das oposições sindicais e dos movimentos comunitários de base passaram a ser o foco da entidade", conta Ivan Moraes.

Atualmente a FASE investe na atuação local, nacional e internacional, integrando redes, fóruns e plataformas. Em Pernambuco, busca assessorar, implantar, apoiar e fortalecer ações relacionadas à justiça ambiental e à exigibilidade de direitos, assim como ampliar as políticas públicas que favoreçam a luta dos jovens e das mulheres.

"Ela busca contribuir para a efetivação de um novo modelo de desenvolvimento que seja inclusivo, democrático e ambientalmente sustentável nos meios urbanos, onde possa efetivamente existir a igualdade de gênero e étnica, na contramão do atual modelo de cidades. A situação precária das moradias, associada à insegurança jurídica dos moradores com relação as suas casas, é hoje um dos maiores problemas na área de atuação da FASE Pernambuco", reforça o autor da Lei.


Em 20.01.2021, às 9h06.