Uma escola de utilidade pública

Instituição sem fins lucrativos e de caráter beneficente, a Escola de Pais do Brasil - Seccional Recife foi declarada de utilidade pública por iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC), autor da Lei Municipal 18.624/2019. “É uma entidade que atende e colabora com a educação familiar de milhares de recifenses e pernambucanos”.

A Escola de Pais do Brasil é uma sociedade civil, de origem cristã, nascida em São Paulo, em 1963, por inspiração de Madre Inês de Jesus, cônegas de Santo Agostinho. A apresentação à família brasileira foi feita pelo Padre Leonel Corbeil e, em seu início, presidida pelo casal Alzira e Antônio Fernando Lopes. “Seus fundadores, embora católicos, não subordinaram o movimento à sua igreja e tornaram aberto a todos os casais, independente de raça, condição social, credo religioso ou político”, ressalta o vereador.  

Renato Antunes destaca ainda que o objetivo da entidade é capacitar e aprimorar a formação dos pais, futuros pais, cuidadores e educadores, através da transmissão de conhecimentos básicos de psicopedagogia e de técnicas educativas que favoreçam o relacionamento entre pais e filhos. “Para tratar dos interesses da família, de uma forma ativa, a Escola de Pais promove círculos de debates para discutir, com os pais, suas necessidades, suas dificuldades e propor alternativas de solução”.  
 

A instituição exerce sua função principalmente nas escolas, mas também em paróquias, clubes, centros comunitários, empresas, condomínios, onde os pais são chamados para participarem de um trabalho sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por um casal previamente preparado.

Em 22.01.2021, às 8h.