Desenvolvimento Econômico aprova Crédito Popular Recife

Mais uma comissão permanente da Câmara Municipal, a de Desenvolvimento Econômico, aprovou o projeto de lei do Executivo número 02/2021, que cria o Crédito Popular Recife. O colegiado se reuniu, por videoconferência, na manhã desta quinta-feira (25), para analisar a proposta, emitir e votar o parecer do relator.

O Crédito Popular Recife, proposto pelo prefeito João Campos, pretende gerar emprego e renda para cerca de 10 mil empreendedores por ano, em média. Neste ano, a previsão de investimentos é de R$ 16 milhões. A prioridade é para mulheres e jovens, sem restrições a negativados no serviço de proteção ao crédito. Cada pessoa pode obter até R$ 3 mil, com quatro meses de carência e juros de 0,99% ao mês.

Ao analisar o mérito do projeto de lei (PLE 02/2021), o relator da Comissão de Desenvolvimento Econômico, vereador Zé Neto (Pros), ressaltou que a pandemia de coronavírus deverá afetar economicamente a população por cinco anos, de acordo com dados do Fórum Econômico Mundial. “Cabe ao poder público apresentar propostas para que a sociedade se sinta amparada”, considerou.

Para Zé Neto, o PLE 02/2021 aponta no sentido de “oferecer, com soluções inovadoras, apoio financeiro à população mais necessitada e dar incentivo ao empreendedorismo no Recife”.  O Crédito Popular Recife, em seu entendimento, vai permitir o surgimento “de novas oportunidades de negócios, com chances de reativar a economia e melhorar a qualidade de vida da população”.

O relatório foi aprovado por unanimidade. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos), suplente da Comissão, justificou o seu voto dizendo que o PLE 02/2021 “precisa ser aprovado com urgência, para o dinheiro chegar com mais rapidez no bolso das pessoas”. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, vereador Luiz Eustáquio (PSB), disse que o projeto de lei “é importante para o Recife porque vai permitir o ressurgimento de  pequenos negócios e dará oportunidade de criação de outros”. Estiveram presentes, também na reunião, os vereadores Dilson Batista (Avante) e Doduel Varela (PSL).


Em 25.02.2021.