Marco Aurélio Filho agradece mais de cinco mil votos do Recife

Em discurso emocionado, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) agradeceu o mandato parlamentar à sua família e aos seus eleitores, que lhe concederam 5.810 votos. Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (22), transmitida por videoconferência, ele lembrou fatos da sua vida que já ressaltavam que ingressaria na política e homenageou o seu pai, o deputado estadual Marco Aurélio.

Ele  fez questão de ressaltar a honra e a responsabilidade de ser filho de Marco Aurélio. Visivelmente emocionado lembrou que o pai estava acompanhando a reunião da Câmara e que se recupera bem de um acidente vascular cerebral (AVC), sofrido recentemente. O vereador destacou, ainda,  que a sua trajetória política vem sendo construída com muito trabalho. “Tenho desmistificado o velho preconceito de que fui eleito apenas para manter o espólio eleitoral do meu pai, ex-vereador desta Casa e atual deputado estadual”.

Lembrou de fatos da sua adolescência que já comprovavam que seguiria a vida política. "Talvez a grande maioria não saiba, mas, no dia 11 de novembro de 2005 – 16 anos atrás – aos 15 anos de idade, pude participar da primeira edição do Parlamento Jovem do Recife, à época, proposto pelo então vereador e hoje deputado federal, Sílvio Costa Filho. Lembro que fiz um discurso sobre a importância de valorizar os professores da rede pública. Na época, um trecho de meu discurso chamou a atenção dos jornalistas: “não se investe em educação, sem investir no professor”.

Marco Aurélio Filho recordou que desde muito jovem, na igreja, no colégio, na comunidade, sempre teve compaixão pelo próximo. Pelos menos favorecidos. “Meus pais podem narrar uma série de fatos e histórias deste meu jeito de ser. Aos poucos fui me destacando naturalmente, seja querendo tirar a melhor nota na feira de ciências do colégio ou nas disputas de grêmios estudantis. Na política, não podia ser diferente, eu gostava mesmo era de acompanhar meu pai pra cima e pra baixo. Sabe aquele menino que enxerga no pai literalmente o super herói? Sou eu”.

Recordou ainda das derrotas eleitorais enfrentadas pelo pai, além das decepções e frustrações, até o ano de 2012. “A estreia do então vereador Marco Aurélio,  Meu amigo,  com 5.999. De lá pra cá, vocês já conhecem a trajetória do hoje, deputado estadual”. Fez extensos elogios à toda família, destacando a mãe, os avós, os irmãos, além do seu partido, o PRTB. “Agora, quero fazer uma deferência especificamente a este Poder Legislativo,  aos 38 vereadores em nome do presidente desta Casa, Romerinho Jatobá (PSB),  e de toda Mesa Diretora”.

Muitos vereadores se revezaram para apartear Marco Aurélio Filho. A primeira foi Liana Cirne (PT), que reiterou felicitações pelo aniversário dele, no último sábado, e se solidarizou  pela doença de seu pai. Ela afirmou apesar de ideologias diferentes, é possível compreender  que ações positivas para a cidade, estão acima de divergências. “De tal forma que fizemos em conjunto o requerimento solicitando audiência pública para debater uma lei de seu pai obrigando as rádios recifenses a tocarem frevo”.

O vereador Rinaldo Junior (PSB), disse, por sua vez, que ambos tinham algo em comum, que era a paixão pela família. “Quem não tem paixão por sua própria família não poderá cuidar de outras famílias. O senhor tem futuro imenso pela frente conte sempre comigo”.

Lembrando de quando também chegou à Câmara em seu primeiro mandato, Hélio Guabiraba (PSB), parabenizou Marco Aurélio Filho. “Conheço seu comportamento, desde que aqui cheguei. O senhor conquistou isso desde seus 15  anos e o brilho é todo seu. Aprendeu a conquistar as pessoas na rua e vai brilhar nesta Casa”. 

Carinho e respeito, foram palavras usadas pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ao se referir ao vereador, lembrando que ele esteve a seu lado quando ela ingressou na Câmara. “Tenho muita gratidão a você, tão jovem e tão comprometido. Você nasceu pronto e vai fazer mandato exitoso trazendo políticas públicas para jovens da cidade”.

Para o vereador Paulo Muniz (SD), a gentileza no trato com as pessoas é uma marca de Marco Aurélio Filho. Ele compartilhou em seu aparte um episódio durante a eleição, quando se encontrava ansioso acompanhando a votação. Segundo contou, Marco Aurélio Filho lhe deu um abraço e lhe tranquilizou naquele momento.

O vereador Samuel Salazar (MDB), parabenizou o colega pelo mandato e pelo aniversário e afirmou  que era uma satisfação enorme serem membros da Câmara do Recife nesta Legislatura. Opinião compartilhada por Luiz Eustáquio (PSB), que chamou a atenção para a liderança sindical exercida por seu pai, deputado Marco Aurélio. “Tenho certeza que fará grande mandato”. Outro, vereador, também de primeiro mandato, Doduel Varela (PSL), parabenizou o colega por sua trajetória política e ingresso na Casa de José Mariano.

E o  presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), desejou uma longa e próspera carreira política. “Hoje seu pai está na  Assembleia Legislativa do Estado e o senhor se destacando como um  dos nossos vereadores mais conciliadores e de muito diálogo.  A cidade só tem a  ganhar com isso. Vejo um  futuro brilhante”.

 

Em 22.02.2021