Notícias

Uma proposta da vereadora Marília Arraes (PT) gerou debate na Câmara do Recife antes de ser votada em segunda discussão nesta terça-feira (13). O projeto de lei nº 43/2015, que acabou sendo aprovado por 20 votos a dois, estipula uma quantidade mínima de vagas de estacionamento para bicicletas tanto nos edifícios habitacionais – nos quais a reserva deve corresponder ao número de unidades residenciais – como nos edifícios não habitacionais, em que essas vagas devem corresponder a 20% daquelas destinadas aos carros. Para a vereadora Michele Collins (PP), que disse ter sido procurada por entidades preocupadas com o tema, o projeto deveria ter sido retirado de pauta para ser discutido.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55) que estabelece um teto para os gastos públicos foi aprovada hoje no Senado Federal. A medida, segundo o vereador Jurandir Liberal (PT), é ruim para a população. “Os mais necessitados, aqueles que precisam do serviço público e dependem da saúde pública sofrerão na pele a partir do próximo ano”, destacou durante a reunião plenária desta terça-feira, 13.

Hoje em dia mais de dez mil religiões existem em todo mundo. A bíblia por sua vez é considerada um dos livros sagrados da humanidade. E na tarde desta terça-feira 13, durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) falou sobre o Dia da Bíblia, comemorado em 11 de dezembro. “Esse é o livro com as revelações e ensinamentos de Deus para a humanidade. Por isso o homenageio nessa tarde. Ele guia meu caminho com o versículo que diz: Lâmpada para meus os pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”, enfatizou.

Repercutindo a decisão da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil de elaborar, por meio de sua Comissão de Estudos Constitucionais, um parecer sobre a legalidade da reeleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (13) para tratar do assunto. Ele criticou a recondução do deputado Guilherme Uchoa à presidência Assembleia – cargo que o parlamentar estadual exercerá pela sexta vez seguida – e pediu que a Câmara do Recife adotasse restrições para prevenir casos semelhantes na Casa de José Mariano.

Os vereadores aprovaram durante reunião plenária desta segunda-feira, 12, a convocação extraordinária para o período de 23 a 30 de dezembro. A medida atende a solicitação enviada pelo prefeito Geraldo Julio e está prevista no artigo 18, parágrafo 1º, inciso 1, da Lei Orgânica do Município.

O vereador Jurandir Liberal (PT) se declarou contrário à aprovação do requerimento de nº 4648, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), que propunha conceder votos de aplausos e congratulações ao deputado federal Roberto Freire pela nomeação ao cargo de ministro da Cultura. Para comentar a matéria, Liberal subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (12), quando o requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores.

Nesta segunda-feira (12), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir informações que ele obteve, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sobre as obras de recuperação de um trecho da BR-101. “A recuperação da BR-101 no trecho entre Prazeres e a Guabiraba deve ser iniciada em breve. A informação que eu tenho é que os serviços começarão em 15 ou 20 dias”, afirmou.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma exposição de final de ano com trabalhos e projetos desenvolvidos pelos alunos atendidos no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S Recife), no bairro do Monteiro, no último dia 6. As atividades voltadas para as áreas de artes visuais, linguística e comunicação, foram bastante elogiadas pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária realizada na tarde de hoje, 12.

A noite desta terça-feira, 7, tornou-se muito especial para a Câmara Municipal do Recife. Uma cantata do projeto Janelas da Alma, do Conservatório Adventista de Música (Musicar), foi realizada na fachada atraindo quem passava pela Casa de José Mariano. O presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB), ressaltou o espírito natalino e a importância da solidariedade entre as pessoas. “A cantata na Câmara Municipal do Recife é, sem dúvida, uma referência de paz que desejamos a todos e todas no final do ano”.

A comissão especial que revisa o relatório do novo Regimento Interno da Câmara do Recife deve entregar a versão final do documento à presidência da Casa até o dia 18 de dezembro. A data foi definida durante a 20ª reunião do grupo, que aconteceu nesta terça-feira (7), na Sala de Comissões da sede do Legislativo municipal.