Notícias

Dois temas foram abordados pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) em discurso realizado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15): a necessidade de ampliação das ciclovias para dar mais segurança aos ciclistas recifenses e o aniversário de 30 anos de existência da ONG Oásis da Liberdade, que atua na recuperação de pessoas envolvidas com drogas;

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) tornou-se o mais novo cidadão do Recife, na noite desta quinta-feira (11). A iniciativa partiu do vereador Ebinho Florêncio (Rede). O plenário da Casa de José Mariano ficou repleto de familiares, amigos e autoridades. Nascido na cidade de Caruaru (PE), em 14 de janeiro de 1966, Aderaldo Pinto estudou na Escola Reunida do Convento (atual Escola Dom Vital), no Colégio Municipal Álvaro Lins e morou no bairro Divinópolis. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu o evento.

Numa iniciativa conjunta de três parlamentares, a Câmara Municipal realizou reunião solene na tarde desta quinta-feira (11), em homenagem aos Centros Comunitários da Paz (Compaz) e a todos os seus colaboradores, pelos relevantes e valorosos serviços prestados à cidade do Recife. A solenidade ocorreu dois meses depois de a Prefeitura do Recife ter recebido o Prêmio de Serviço Público, o mais alto prêmio de política pública da Organização das Nações Unidas (ONU), num reconhecimento do Compaz enquanto iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de excelência no serviço público.

Para homenagear os jovens que são gamers (adeptos de videogames) e os da chamada cultura pop ou geek – que tem como base o conteúdo que se torna popular e que está presente no entretenimento, na tecnologia e na moda –, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira (11), destacando os “Cosplayers e Gamers que orgulham a cidade do Recife”. O evento foi organizado pelo vereador Ebinho Florêncio (Rede), para quem "os praticantes dessa cultura têm potencial para influenciar atitudes e comportamentos". Durante a solenidade 61 pessoas foram homenageadas.

Na manhã desta quinta-feira (11), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões: Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento. Em comum, ambas analisaram e aprovaram dois projetos de lei do Executivo (PLE), que trata das consignações de servidores e da remuneração dos professores, respectivamente, o de número 07/2024, que altera a Lei Municipal nº 16.934, de 29 de dezembro de 2003; e o PLE de número 08/2024, que dispõe sobre a remuneração dos servidores públicos que indica.

Criado para difundir informações sobre o autismo, com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas afetadas pelo transtorno, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (10), em reunião solene realizada pelo vereador Ronaldo Lopes (PP). A solenidade, que foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL), homenageou 37 pessoas com a entrega de certificados, destacando autistas, familiares, instituições, grupos e entidades que lidam com o transtorno.

Eles são importantes como representantes do povo. Conhecem todos os problemas relativos às suas comunidades e funcionam como intermediários entre o Poder Público e o interesse da população de onde residem. Defendem as causas comunitárias e estimulam a organização política e social. Em reconhecimento ao papel que as lideranças comunitárias desempenham na sociedade, o vereador Almir Fernando (PSB) realizou reunião solene, na tarde desta terça-feira (9), em homenagem ao Dia Municipal do Líder Comunitário.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9), o vereador Felipe Alecrim (Novo), líder da bancada da oposição na Casa, fez diversas críticas a ações da Prefeitura. Ele reclamou de questões relacionadas à saúde, atendimento à pessoas em situação de rua, educação e gastos da gestão com publicidade.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para discutir três assuntos, na manhã desta terça-feira (9), durante a reunião plenária. Primeiro, ele solicitou da Prefeitura um cronograma de contratação de professores, incluídos no cadastro reserva, que foram aprovados no mais recente concurso público; em seguida, comemorou a decisão da demolição de um prédio no centro da cidade e, logo após, questionou o anúncio do leilão do Edifício Holiday.

Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes realizou reunião na tarde desta terça-feira (9), quando aprovou o projeto de lei do Executivo (PLE) número 8/2024, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos que indica e dá outras providências. Além de 12 projetos de lei Ordinária (PLO) e cinco projetos de decreto legislativo (PDL). Participaram da reunião os vereadores Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB).