Aimée Carvalho defende criação do Dia da Esclerodermia

Doença autoimune que escurece a pele dos portadores, a esclerodermia é de difícil diagnóstico, sem contar que o tratamento é caro. Por isso, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) propôs projeto de lei 88/19, criando o Dia Municipal da Esclerodermia, a ser celebrado todo 29 de junho. Ela disse na tarde dessa quarta-feira (26), na Câmara do Recife, que realizou audiência pública sobre o tema e ficou impressionada com os relatos de pacientes. Aproveitou para convidar a população a participar no próximo sábado de uma marcha para conscientizar a sociedade sobre a doença.

Aimée Carvalho ressaltou que há relatos de doentes que perderam o emprego e outros que ficaram deficientes por causa da esclerodermia. “Eles adoecem por falta de diagnóstico e de tratamento preventivo. A caminhada será realizada em dezenas de cidades brasileiras para chamar a atenção do poder público”.

A vereadora frisou que os municípios têm relevante papel na discussão e criação de políticas públicas. Segundo ela, o SUS atua de forma sistêmica porque começa na atenção básica. “Meu compromisso vai além da proposta de uma lei e da realização de audiência pública. É preciso fazer mais, por isso vou continuar lutando por esta causa”.

 

Em 26.06.2019, às 17h51

registrado em: aimee carvalho