Aline Mariano critica ação da Dircon em Boa Viagem

A retirada de 17 barracas localizadas no entorno do Edifício Holiday em Boa Viagem foi tema de pronunciamento da vereadora Aline Mariano (PSDB) na sessão plenária desta terça-feira (17). A parlamentar criticou a ação da Dircon realizada durante o dia de ontem e disse que os comerciantes foram retirados de forma violenta e sem aviso prévio. “É um absurdo e uma falta de sensibilidade do Poder Municipal essa falta de planejamento. Trabalhamos pautados no que diz respeito à reordenação, mas muitas pessoas trabalham há mais de 15 anos no local e foram retiradas de forma truculenta”.

Segundo Aline Mariano, a Prefeitura fez um cadastro das pessoas e disse que elas seriam removidas para um mercado público, mas os comerciantes foram surpreendidos pela remoção sem aviso. “Mais parecia uma guerra, com apoio de policiais militares, seis caminhões, um guindaste, três kombis e máquinas de solda. Foi uma verdadeira covardia. Foram retirados pais de família que estão lá sem prejudicar absolutamente nada”.

A parlamentar questionou ainda a justificativa dada pela diretora da Dircon, Maria de Biase, de que o espaço público só pode ser ocupado com a permissão do Executivo e que a retirada dos pontos comerciais teve como objetivo atender normas de acessibilidade, mobilidade e sonoridade. “Gostaria de saber quais os critérios porque muitos foram retirados porque tinham revistas e jornais e os moradores da área deram depoimentos de que não havia nada que atrapalhasse o ordenamento urbano. É uma falta de sensibilidade social e econômica com as pessoas que precisam dos serviços. Vou de perto conversar com essas famílias e trazê-las para a Câmara Municipal para darem depoimentos e espero contar com o apoio da maioria dos colegas”.

Em 17.08.2010, às 16h.