Antonio Luiz Neto homenageia músico

Maestro Cussy de Almeida poderá ser o nome do Espaço de Apresentações Artístico-Culturais do Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem. A homenagem partiu do vereador Antonio Luiz Neto (PTB), autor do projeto que já está em tramitação na Câmara Municipal e aguarda pareceres das Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes para ser votado em plenário. Falecido no último dia 24, em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica, o músico estava à frente da Orquestra Cidadã Meninos do Coque, formada por 130 crianças e adolescentes de três áreas consideradas das mais pobres do Recife.

Trajetória - Maestro, violinista e compositor, Cussy realizou seu primeiro recital em público, com apenas seis anos de idade, no Teatro Carlos Gomes, em Natal, cidade onde nasceu. Aos onze realizava concertos em várias cidades do Brasil o que motivou seu pai, o pianista, Waldemar de Almeida, a transferir a família para Pernambuco.

Ao longo de sua carreira, o músico se apresentou em vários países europeus e tornou-se professor das universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e professor convidado da Universidade Federal de Pernambuco. Foi também diretor do Conservatório Pernambucano de Música, onde criou a Orquestra Armorial de Câmara. O maestro também foi responsável pela criação da Orquestra de Cordas Dedilhadas, a primeira no Brasil formada com instrumentos populares como violões, violas sertanejas de 12 cordas, bandolins e cavaquinho.

Em 06.08.2010, às 16h.