Aprovado projeto que inclui novas vacinas gratuitas no município

Mais proteção para as crianças do Recife. A inclusão das vacinas contra Hepatite A, Varicela, popularmente conhecida como catapora, e Prevenar no Programa de Vacinação Infantil do município foi aprovada pelos vereadores na tarde desta segunda-feira (15). De acordo com o projeto de lei, uma iniciativa de Vera Lopes (PPS), que também é médica pediatra, o poder público vai disponibilizar as vacinas nos postos de saúde da cidade.

“Esse projeto tem como objetivo  atender a população, especialmente a carente, pois essas vacinas não constam do calendário básico do Ministério da Saúde,  embora sejam de importância fundamental para a saúde não só infantil, mas da população adulta. Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, já oferecem. Estou muito feliz porque agora as mães do Recife vão ter tranquilidade e seus filhos não precisarão ir mais a clínicas particulares onde pagariam R$ 250,00 por essas vacinas. Eles agora estarão cobertos contra essas doenças.”

O projeto recebeu parecer favorável de duas Comissões: a de Legislação e Justiça e a de Higiene, Saúde e Bem Estar Social e deverá voltar ao plenário para ser votado em 2ª discussão e seguir para análise do prefeito.

VACINAS – A vacina contra Hepatite A é recomendável para todas as crianças a partir de um ano de idade e para pessoas que viajam para áreas onde a doença é muito frequente, como o norte do Brasil e países tropicais subdesenvolvidos. A Prevenar, usada para prevenir a pneumonia e outras doenças respiratórias, é indicada para crianças com até cinco anos que tenham doenças que afetam o sistema imunológico como Aids, diabete, asma e cardiopatias. Já a Varicela previne contra catapora e, se for aplicada entre o primeiro ano da criança e os 12, a dose é única. Depois dessa idade, a vacina é realizada em duas doses com intervalo de quatro a oito semanas.

Em 15.03.10, às 16h50.