Biblioteca terá nome do pai do ex-prefeito João Paulo

O presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT), é o autor da lei que denomina Manoel Messias de Lima e Silva a biblioteca pública que vai ser construída no prédio da antiga fábrica de estopas Zumbi, na Avenida Caxangá. Segundo o parlamentar, a homenagem é um desejo dos moradores do bairro, desde que o então prefeito João Paulo desapropriou o imóvel, que estava abandonado, para transformá-lo, inicialmente, em um complexo educacional com escola, creche e quadra poliesportiva.

“Elaborei a lei atendendo a um pedido da comunidade, ONGS, associações de moradores e representantes da escola municipal do bairro. É uma homenagem a um trabalhador, um cobrador de ônibus, que lutou muito na vida para sustentar a família e criou os filhos com dificuldade e um de seus filhos é hoje uma das principais lideranças populares de Pernambuco”, justificou Múcio Magalhães.

A desapropriação do prédio da fábrica de estopas, realizada na gestão do prefeito João Paulo em 2008, custou  R$ 1,5 milhão. Este ano, a Prefeitura do Recife realizou um convênio com o Ministério da Cultura e com a Fundação de Cultura da Cidade do Recife para instalar no local a Biblioteca Mais Cultura. O investimento é de R$ 400 mil e as obras devem começar ainda este ano.

Manoel Messias de Lima e Silva, pai do ex-prefeito João Paulo, nasceu em São Luiz do Quitunde, litoral de Alagoas. No Recife, trabalhou como operário de fábrica, gerente de padaria, cobrador de ônibus e autônomo. Uma de suas principais preocupações era a educação dos cinco filhos. A lei 17.632/2010, que denomina Manoel Messias de Lima o equipamento público a ser instalado na antiga fábrica de estopas Zumbi, foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira (22).

Em 23.07.2010, às 11h50.