Câmara do Recife presta homenagem a bombeiros civis

Eles garantem tranquilidade e segurança contra incêndios em edifícios, indústrias e eventos – e vêm, cada vez mais, assumindo outras atividades. Os bombeiros civis do Recife lotaram o plenário da Casa de José Mariano nesta quinta-feira (07) para participar de uma homenagem de iniciativa do vereador Eduardo Chera (PSC) à categoria. A reunião solene foi presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC).

O histórico da profissão no Brasil foi resgatado por Eduardo Chera em seu discurso na tribuna. O parlamentar falou, ainda, sobre as necessidade de uma legislação que incentive o trabalho dos bombeiros civis. “Eu me sinto honrado por vocês me darem a oportunidade de abraçar um projeto tão grande não só para a nossa cidade, mas para nosso Estado e nosso país. Infelizmente, o Poder Executivo não valoriza e não quer dar oportunidade a um serviço tão importante para um povo tão sofrido. Porém, quando chega a hora da emergência e do socorro, quem está presente é o bombeiro civil. Quero parabenizar a esses homens e mulheres que estão aqui pelo seu trabalho incansável. Vamos lutar incansavelmente por vocês.”

O vereador concedeu uma placa de homenagem ao presidente da Academia Profire, o comandante Lucas da Silva, que representou os profissionais no evento. Ao proferir seu discurso, ele reforçou a defesa de mudanças que beneficiem os bombeiros civis. “Quero agradecer a oportunidade que esta Casa nos dá de ter esse poder de voz pelo qual sempre lutamos. Os bombeiros surgiram de forma voluntária, e é dessa forma que muitos civis trabalham ainda hoje. Atuamos de forma quase que precária. Falta respeito. Muitos trabalham na ilegalidade, sem direitos. Hoje, viemos clamar por atenção.”

O comandante do Grupamento de Bombeiros Civis do município de Timbaúba, Magno José Ferreira, também se pronunciou na tribuna. Ele destacou a necessidade de ampliar as atribuições permitidas aos bombeiros civis. “Quero falar sobre a importância do trabalho realizado pelas várias instâncias de emergência existentes em nosso país: o Samu, o Corpo de Bombeiros Militar, os Bombeiros Civis. Pela grande ocorrência de incidentes, o quantitativo do Samu e do CBM é insuficiente. Mas, onde houver uma vítima, estaremos ali. A nossa classe ganhou uma dimensão muito grande. Infelizmente não temos um espaço. O reconhecimento maior é o das pessoas que vêm nos agradecer.”

Em 07.06.2018, às 16h52

registrado em: eduardo chera