Comissão de Meio Ambiente aprova proposta de renovação da frota de táxi

O projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP) que estabelece novas normas para a exploração do Sistema Municipal de Táxi no Recife recebeu parecer favorável na manhã desta quinta-feira (5) na Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara. De acordo com o projeto, que modifica a Lei Municipal 17.537/2009, os carros utilizados como táxi poderão ter no máximo cinco anos de fabricação. O objetivo é renovar a frota em circulação no Recife.

A capital pernambucana tem 6.125 táxis, cerca de 1.600 fabricados há mais de cinco anos. Os taxistas que possuem veículos nesta situação terão um prazo de três anos para trocar de carro. “O prazo serve para que até a Copa do Mundo de 2014, todos os táxis do Recife estejam circulando com menos de cinco anos de fabricação o que contribuirá para maior tranquilidade da categoria, e para a segurança e o conforto dos passageiros e visitantes que estarão na cidade para os jogos da Copa”, explicou o vereador, que é membro da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito.

Na primeira reunião do segundo semestre, o vice-presidente da comissão, Carlos Gueiros (PTB) distribuiu novos projetos para apreciação dos parlamentares, entre eles o projeto de lei 77/2010 de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN). O projeto implanta o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de Recife. A proposta é melhorar o trânsito na cidade, reduzindo a quantidade de veículos em circulação nos dias úteis. Os motoristas seriam obrigados a obedecer um rodízio de carros, de acordo com o último dígito da placa de licenciamento, semelhante ao sistema adotado por Sâo Paulo.

A restrição não se aplica ao transporte coletivo, motocicletas, táxis, transporte escolar, guinchos e médicos a caminho do trabalho em veículos devidamente identificados. De acordo com o projeto, o desrespeito ao rodízio será punido com multa e cabe à CTTU a fiscalização. “Ressalte-se que a racionalização do uso do sistema viário  ensejará significativa melhoria da qualidade de vida da população, com a maior fluidez do trânsito, além da economia de combustível e a diminuição dos efeitos da poluição atmosférica. Espera-se estimular a mudança de comportamento das pessoas, de modo que elas passem a priorizar o interesse coletivo”, justificou o vereador.

Em 05.08.2010, às 12h05.