Eduardo Chera pede homenagem ao Padre Jaime em Brasília Teimosa

Uma homenagem ao Padre Jaime poderá ser concretizada através da alteração do nome de uma avenida, localizada em Brasília Teimosa. A proposição é do vereador Eduardo Chera (PDT) e, de acordo com o projeto (PLO 113/2017), o nome da Avenida Brasília Formosa seria alterado para Avenida Brasília Formosa Padre Jaime. As Comissões de Legislação e Justiça, e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes estão analisando a matéria.

Segundo o vereador Eduardo Chera, o projeto tem o objetivo de homenagear um dos Padres mais conhecidos e carismáticos de Brasília Teimosa, o Padre Jaime. “Nascido nos Estados Unidos, James Kohmetscher, o Padre Jaime, desde que chegou ao País no início da década de 70, ficou conhecido pelo seu forte trabalho social. Pároco de Brasília Teimosa por mais de uma década, foi responsável pela abertura da primeira escola de alfabetização daquela comunidade”, detalhou o parlamentar.

Adepto da Teologia da Libertação, o padre também se empenhou em outras grandes lutas sociais, como a defesa do direito à moradia. Dentre as diversas missões que recebeu da Igreja, foi reeleito como Superior da Delegação do Recife no ano de 1998, função que ocupou até 2001, mesmo ano em que obteve da Câmara Municipal, o reconhecimento pela sua dedicação cristã, com a outorga do título honorário de Cidadão do Recife.

Jaime Kohmetscher era norte-americano, e fazia parte da Ordem dos Oblatos de Maria Imaculada, além de participar ativamente dos movimentos eclesiais de base. Ele também foi responsável pela criação dos Encontros de Casais com Cristo em Pernambuco, há 25 anos. Adepto dos fundamentos da Teologia a Libertação, em suas pregações o pároco destacava o papel social da Igreja nas transformações do mundo, e na construção da cidadania. Por seu trabalho social, ele recebeu da Câmara, em setembro do ano passado, o título de Cidadão Recifense.

A trajetória de padre Jaime pode ser confundida com a história da comunidade de Brasília Teimosa, e do Pina. Ele sempre esteve na luta pela melhoria das condições de vida do povo. “Padre Jaime não era só pároco, mas acima de tudo um grande amigo. Todos os anos participava de forma ativa do Grito dos Excluídos e com sua grande energia acabou incentivando muitos jovens a segui-lo nos seus propósitos”, contou Eduardo Chera.

O sacerdote foi vítima de uma isquemia cerebral em 2007, e morreu na cidade de Goiânia, em Goiás, para onde havia sido transferido há cerca de dois meses. “Com essa fundamentação requeiro a alteração do nome da Avenida Formosa para Avenida Padre Jaime, no Recife. Na certeza de que meus colegas compartilham dos motivos que baseiam o presente projeto de lei, desde já, agradeço a acolhida do pleito”, finalizou o vereador Eduardo Chera.

 

Em 16.01.2018 às 11h26.

registrado em: eduardo chera