Estéfano Menudo quer mais segurança para os balanços infantis

Crianças caem, se cortam, se queimam. Mas, de acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros, um terço dos acidentes envolvendo a população infantil em playgrounds é causado por quedas nas cadeiras de balanço ou o choque com estas quando em movimento. Preocupado com a estatística, o vereador Estéfano Menudo (PHS) elaborou um Projeto de Lei estabelecendo regras de segurança para instalação de balanços infantis no Recife. “Queremos adequar a utilização deste tipo de brinquedo a normas simples de segurança e, assim, evitar lesões bucais, fraturas de membros ou acidentes fatais”, justificou o parlamentar.

O Projeto prevê que os balanços, tanto os instalados em locais públicos quanto em espaços particulares, como shoppings, restaurantes e condomínios, deverão ter os pisos – localizados abaixo de sua estrutura – de areia (com pelo menos cinco centímetros de profundidade), cortiça ou borracha. Estabelece também que as normas de segurança deverão ser aplicadas gradativamente, quando da substituição ou construção de novos equipamentos, e punição, como advertência e multa, em caso de descumprimento.

“Quando se fala em acidente, há um consenso entre as pessoas de que o melhor e mais eficiente a fazer, além de mais barato, é tomar medidas preventivas”, reforçou o vereador Estéfano Menudo. O Projeto está sendo analisado pelas comissões de Finanças e Orçamento, Obras e Planejamento, Legislação e Justiça, Direitos Humanos e Segurança Pública.  

Em 23.08.2010, às 11h25