Gueiros volta a cobrar desculpas da Prefeitura

Durante a sessão desta segunda-feira, 23, o vereador Carlos Gueiros (PTB) voltou a cobrar da Prefeitura do Recife um pedido de desculpas à Câmara que, em sua opinião, teria sido desrespeitada. O assunto já havia sido trazido ao plenário na semana passada, devido à resposta a um pedido de informação feito pelo parlamentar pedindo explicações sobre um arraial junino realizado este ano, no Ibura.

Após o pronunciamento na Câmara, o vereador recebeu novas informações da Prefeitura que assumiu a realização do evento, organizado pela Fundação de Cultura do Recife a pedido da comunidade e de delegados do Orçamento Participativo. De acordo com o novo documento, a o arraial foi articulado pelo Núcleo de Comunidades de Responsabilidade dos Coordenadores Patrícia Martins e Maurílio Muniz, ambos do OP, e que diante da urgência e do curto tempo para organização, não tiveram tempo de emitir os ofícios necessários. “A emenda saiu pior que o soneto. Porque não são apenas ofícios. Existe uma lei que trata do assunto e ela abre exceções desde que haja um decreto do prefeito justificando a realização do evento, e é isto que estou cobrando”.

Gueiros alega que vários parlamentares já tiveram seus pedidos negados para a realização de eventos de rua, e precisaram ir à Dircon solicitar a liberação. “Mas quando quem pede é do OP, isso é feito à revelia das determinações legais. Isso é um absurdo. O prefeito deveria chamar os representantes do OP para legislar e votar projetos nesta Casa”, sugeriu.

Apesar da visível decepção com o tratamento recebido pela Câmara, o vereador reforçou seu apoio ao governo, mas cobrou a apuração dos responsáveis.  Em resposta à Gueiros, o vereador Romildo Gomes (Dem) encaminhou o assunto à Mesa que irá discutir com os demais componentes. “Quero, em meu nome, hipotecar apoio e me solidarizar com o vereador. Se existe uma lei ela tem que ser cumprida”.

Em 23.08.10, às 16h30.