Jurandir Liberal ressalta ações do Samu

Durante a sessão desta segunda-feira, 16, o vereador Jurandir Liberal (PT) respondeu às críticas feitas ao Samu, na semana passada, pela Doutora Vera Lopes (PPS). Ela reclamou da falta de ambulâncias nas ruas e que os acidentados às vezes esperam durante horas pelo atendimento. Jurandir apresentou dados atuais sobre o serviço, que hoje conta com 21 ambulâncias, sendo 18 para o serviço básico e três para o serviço avançado, com equipamentos de UTI.

Jurandir lembrou que o Samu foi criado no Recife em 2001, pelo então secretário de Saúde, Humberto Costa e que foi ele, à frente do Ministério da Saúde, quem levou o serviço para o restante do país. “É uma ideia aprovada pela população e que funciona, especialmente, no socorro aos acidentes de trânsito. O Recife começou com 15 ambulâncias, hoje já são 21 e há um compromisso do prefeito em ampliar este número para 30 até o final do ano”.

Ele também explicou a demora no caso citado por Vera Lopes, em acidente ocorrido no último dia 5. “Naquele dia houve um grau de atendimento além do esperado na cidade, todas as ambulâncias estavam em uso e o paciente precisava de uma das unidades de serviço avançado. Foi necessário que a Prefeitura contratasse um serviço particular para suprir aquela necessidade, o que gerou a demora no transporte do paciente”.

Jurandir elogiou o projeto de lei da Doutora Vera Lopes, que impede que as macas do Samu fiquem detidas no hospital e exige que elas sejam liberadas junto com a ambulância. “Essa medida certamente vai melhorar o atendimento. Mas vale lembrar que o número de equipamentos disponíveis na cidade está de acordo com as exigências do Ministério da Saúde”.

Ao final do pronunciamento, Vera Lopes agradeceu os elogios, mas destacou que não haveriam três, mas apenas duas ambulâncias com UTI em circulação no Recife, e que a Prefeitura só optou por contratar o serviço particular diante da chegada da imprensa ao local, 5 horas após o acidente.

Em 16.08.10, às 16h.