Eustáquio debate inclusão de templos evangélicos no Pilar

Preocupado com o projeto de requalificação urbanística da comunidade do Pilar, no Recife Antigo, que não contempla a construção de templos evangélicos, o vereador Luiz Eustáquio (PT) realizou audiência pública, na manhã desta terça-feira, 24, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Este é um projeto muito bom, audacioso, na área de preservação e de valorização da comunidade. Quando concluído, o Pilar ficará muito bonito, mas o que me preocupa é a falta de previsão para a construção das igrejas”, afirmou o vereador.

O plano urbanístico da comunidade do Pilar, que tem cerca de 600 moradores, vem sendo desenvolvido pela Empresa de Urbanização, URB, que já está construindo uma das seis quadras previstas, às margens da Avenida Alfredo Lisboa. A técnica Nancy Neri, representante da URB, apresentou durante a audiência, o Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da comunidade. Ela afirmou que está prevista a construção de um conjunto habitacional, um mercado público com 67 boxes para garantir a sobrevivência das famílias, escola, creche e posto de saúde.

As igrejas evangélicas não estão contempladas no projeto, embora a igreja católica do século 17, localizada na comunidade e tombada pelo Patrimônio Histórico, esteja com o espaço reservado. Na comunidade, a Assembleia de Deus funciona há dez anos; a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, há oito anos e a Igreja Pentecostal mantém a ONG Projeto Transformação do Pilar. “São igrejas pequenas, mas o projeto não preserva espaço para elas. Simplesmente foram ignoradas. E o que elas buscam é fazer uma reparação e reservar área para a construção”, lamentou o vereador Luiz Eustáquio.

Os pastores Moisés Oliveira, da Missão Evangélica, e José Luiz da Silva, da Assembleia de Deus, participaram do encontro. “Quero expressar a minha admiração pelo projeto de arquitetura e preservação da comunidade do Pilar. Mas, como pastor de almas, minha preocupação é com a questão espiritual. Cometeram o pecado de esquecer as igrejas”, disse o pastor Moisés. Ele lembrou que sua igreja desenvolve projeto assistencial com crianças da comunidade “para garantir melhor qualidade de vida e um bom futuro”.

Já o pastor José Luiz ressaltou que “é preciso levar a palavra de Deus a todas as comunidades. Há milhares de jovens que não sabem o que é Deus”. Segundo ele, está comprovado que há uma queda nos níveis de violência nas comunidades que dispõem de igrejas evangélicas. “Por tudo isso, esperamos sensibilizar a URB para refazer esse projeto. Estamos dispostos até a executar o projeto, caso a Prefeitura o refaça, contemplando as igrejas”, afirmou.  Vários moradores da comunidade estiveram presentes na audiência pública.

O secretário de Governo da Prefeitura do Recife, Henrique Leite, ouviu as reivindicações. “Nossa gestão prima pela inversão das prioridades, pela inclusão e participação social. Com esses critérios, desenvolvemos os projetos e equipamentos urbanos”, disse. Ele elogiou o projeto de requalificação do Pilar, mas reconheceu que os técnicos que o elaboraram enfrentaram problemas com o limite de espaço físico para dotar a comunidade dos equipamentos necessários. “Mesmo assim, veremos o projeto e tentaremos encontrar uma solução para o problema das igrejas. Fazendo isso, retomaremos as discussões”, garantiu.

Em 24.08.10, às 14h30.