Meia entrada para doadores de sangue

O projeto de lei 85/2010 do vereador Gilberto Alves (PTN) que tramita na Câmara concede desconto de 50% em eventos culturais e artísticos para doadores de sangue, órgãos e tecidos humanos no município do Recife. A meia entrada, de acordo com o projeto, vale para casas de diversões, espetáculos, cinemas, praças esportivas e similares, centros de esporte e lazer.

 O benefício deve ser concedido sem restrição de data e horário. São considerados doadores regulares, para efeito desta lei, todas as pessoas registradas nos bancos de sangue, hospitais e centros de coleta localizados no Recife. Para ter direito ao desconto, os doadores deverão se identificar através de documento oficial expedido pelas instituições.

 O Hemope, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, principal responsável pelo abastecimento das unidades de saúde no estado, recebe de 300 a 350 doações de sangue por dia, quando o ideal seriam pelo menos 450 doações diárias. Sem um número satisfatório de doadores, o estoque do hemocentro apresenta constantemente níveis preocupantes, que se agravam em períodos de festas populares como o Carnaval e o São João, e ainda no final do ano.

“Sabemos da extrema importância de projetos que incentivem a doação face à constante baixa de estoque nos bancos de sangue da nossa cidade, bem como a intensa necessidade de pacientes a espera de transplantes de órgãos e tecidos. Também temos consciência de que promover a doação em troca de benefícios na área cultural além de salvar vidas, pode contribuir para a universalização da nossa cultura, cidadania e inclusão social”, justificou Gilberto Alves.

Em 19.07.2010, às 11h25.