Músicos do Recife querem isonomia salarial

Representantes da Banda Sinfônica do Recife acompanharam a sessão plenária desta terça-feira (4). Eles vieram pedir o apoio dos vereadores para garantir a isonomia salarial entre integrantes da Banda e da Orquestra Sinfônica da Cidade. A vereadora Vera Lopes (PPS) se colocou favorável ao pleito e lembrou que ele é garantido por lei, aprovada na Câmara Municipal, há dois anos. “Já sabemos que as leis aprovadas nesta Casa nem sempre são cumpridas. Desta vez, quem está desrespeitando a lei é o próprio secretário de Cultura, Renato L, ao querer quebrar a isonomia”.

De acordo com a vereadora, a Prefeitura propõe ajustar os salários da Banda para R$ 800,00, enquanto os membros da Orquestra receberiam R$ 1.200,00. “Está havendo uma discriminação. Esta é uma banda de manifestação popular e a cultura de nossa capital não pode ser vítima de gestos de injustiça. Vamos fazer um pedido de informação ao secretário para saber as razões da diferença salarial”.

De acordo com o vice-líder do governo, Inácio Neto (PTN), os músicos da Banda Sinfônica do Recife ganham um dos melhores salários, se comparado ao restante das capitais. Já a Orquestra, estava com um das mais baixas remunerações, o que gerou um reajuste por parte da Prefeitura. “Não existe mais nenhuma cidade onde haja isonomia e, no Recife foi criada uma gratificação que equipara o salário da Orquestra ao das outras do país e o deixa melhor que o recebido pelos integrantes da Banda”.

Em 04.05.10, às 16h30.