Oposição cobra da Prefeitura negociação com servidores da Saúde

Uma Comissão formada por seis vereadores irá acompanhar a negociação salarial entre auxiliares e técnicos de Enfermagem da Rede Municipal de Saúde e a Prefeitura do Recife. Os profissionais reivindicam 16% de reajuste para quem trabalha 40 horas/semanais e 13% para quem cumpre 30 horas por semana, mas o Executivo propõe 6% de aumento. Vários trabalhadores acompanharam o pronunciamento do vice-líder da Oposição, vereador Daniel Coelho (PV), que trouxe o assunto à Câmara, na sessão plenária desta terça-feira (5).

O parlamentar cobrou a retomada das negociações, prevista desde outubro do ano passado. “Na campanha salarial de 2009, vários vereadores participaram das negociações entre servidores e Executivo e algumas categorias, como auxiliares e técnicos, não tiveram as reivindicações atendidas. A Prefeitura garantiu que em outubro as negociações seriam retomadas, mas infelizmente, ela não cumpriu com a palavra”.

Ele criticou também o processo de negociação do Executivo. “A maneira de negociar é mandar de forma unilateral uma proposta para a categoria e este não é o formato que nós concordamos. No que se referir aos acordos salariais, eu só faço agora se o Executivo fizer antes. Fica o nosso protesto e a nossa indignação. Toda a bancada de oposição está com vocês nessa luta”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) destacou a importância dos auxiliares e técnicos na Rede Municipal de Saúde e também exibiu o contra cheque dos profissionais, que têm salário base de R$ 550, 00, para mostrar solidariedade à categoria. “São eles que obedecem as prescrições médicas e precisam ser valorizados. Essa negociação salarial vem se arrastando desde outubro e a Prefeitura diz que não tem dinheiro. A Saúde está em decadência porque os profissionais são mal pagos”.

Vice-líder do Governo, o vereador Inácio Neto (PTN) disse que a classe teve aumento privilegiado, ano passado, em relação a outras categorias, segundo conversa que teve com o secretário da pasta Gustavo Couto. “A negociação está aberta e a Prefeitura quer receber vocês. Ela não se nega a conversar e a dialogar com a categoria”. Inácio Neto fazia alusão à reunião marcada para o final da tarde desta terça-feira entre Couto e os profissionais.

Josenildo Sinesio (PT), líder do Governo, também saiu em defensa da gestão. “Eu vejo esse movimento com tranqüilidade. Sei que a área da Saúde é muito importante e o Governo sempre primou pelo caminho da negociação. Muitas vezes, ele não pode dá aquilo que a gente pede. Essa negociação vai acontecer em dois campos, na mesa de negociação e aqui nesta Casa, quando o projeto de lei chegar”.

A Comissão de vereadores para acompanhar as negociações dos servidores foi sugerida por Osmar Ricardo (PT). “É importante que esta Casa esteja junto, para pressionar e discutir com o Executivo o melhor caminho para resolver o problema dos trabalhadores”.

Ao final do debate, o presidente Múcio Magalhães (PT) formou o grupo com os vereadores Osmar Ricardo, Inácio Neto, Antonio Luiz Neto (PTB), André Ferreira (PMDB), Daniel Coelho e Vera Lopes. Eles saíram da sessão direto para o encontro marcado, no final da tarde, entre o secretário da pasta e os servidores, na sede da Prefeitura.

Em 04.05.2010, às 19h30.