Parlamento Jovem do Recife toma posse em reunião na Câmara Municipal

Duas semanas depois de eleito para um mandato de um ano, o Parlamento Jovem do Recife tomou posse em clima de festa na manhã desta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal do Recife. O número de participantes empossados corresponde ao mesmo de vereadores da cidade, num total de 37, em cumprimento ao que determinam as normas da entidade que tem por objetivo possibili¬tar aos jovens uma visão da democracia participativa e fazer com que eles possam vivenciar as atribuições de um vereador. “É compromisso meu fazer reuniões mensais com vocês, orientar, alimentar o parlamento. Quero contribuir com esse trabalho e também aprender. Vou mostrar como é o trabalho de um vereador, que é o político mais próximo do povo”, disse o vereador Inácio Neto (PSB), presidente da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude da Câmara.

As galerias e o plenário ficaram lotados de jovens, que compareceram à Casa de José Mariano para prestigiar os seus representantes. A reunião começou às 10 horas, com a execução do Hino de Pernambuco. A mesa foi composta pelo deputado federal Vilalba de Jesus; deputado estadual Ossésio Silva; secretário Executivo de Articulação e de Projetos Especiais de Pernambuco, Joelson Rodrigues Reis e Silva; secretário da Juventude do Recife, Eduardo Granja; vereador Alfredo Santana (PRB)  e o vereador Inácio Neto, que ficará responsável pelo Parlamento Jovem. Estiveram presentes, no plenário, o vereador Almir Fernando (PCdoB) e o deputado estadual Sílvio Costa Filho, que foi o primeiro vereador do Recife, em 2005, a organizar o Parlamento Jovem.

O presidente de honra do Parlamento Jovem, Moisés Alexandre da Silva, abriu a reunião e deu posse a Priscila Prestes, primeira mulher eleita para a presidência da entidade. Já nessa condição, ela leu a lista de chamada dos parlamentares jovens e organizou as inscrições para que eles apresentassem seus discursos e defendessem ideias que possam originar futuros projetos de lei. Foram diversas as ideias. “Esta é uma oportunidade de inserirmos a juventude no sistema de políticas públicas. Há muitos jovens interessados em participar da política, mas que não têm oportunidade. Essa é a nossa oportunidade”, declarou a presidente.

Ela lembrou que foi do Parlamento Jovem do Recife que saiu um deputado distrital de Brasília, Evandro Garla (PRB). “Ele começou no Recife, como parlamentar jovem e depois deu continuidade à carreira política” lembrou. Esta é a quinta edição do Parlamento Jovem do Recife, que tem representantes de diversos segmentos como partidos políticos, religiosos, sociais, esportivos e culturais. Todos os vereadores jovens foram empossados, além da mesa diretora da entidade que vai se reunir mensalmente, nas comunidades e no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. As reuniões servirão para avaliar sugestões de projetos de lei da juventude a serem oferecidos à Câmara Municipal do Recife.

Uma das parlamentares jovens é Marcela Moreira, 25 anos, representante da juventude do PPS. “Estou aqui porque meu partido está dando prioridade às mulheres na representação política. O Parlamento Jovem é uma maneira efetiva de fazermos com que nossa voz seja ouvida”, disse. Lúcio Beltrão, 26, é do segmento esportivo. “Vou aproveitar meu mandato para defender a criação do Conselho Municipal dos Esportes. Através do conselho, queremos discutir as políticas públicas para o setor”, disse. Ronaldo Lopes, 24 anos, de Nova Descoberta, é o representante de comunidades no parlamento. “É importante trazer o jovem para as discussões políticas. Vou aproveitar meu mandato pra trazer os problemas das comunidades e apresentá-los à juventude”, afirmou. O projeto que ele pretende defender é de inclusão digital. A próxima reunião do parlamento será em dezembro para definir o calendário de ventos do próximo ano.

Luiz Eustáquio (PT) parabenizou a iniciativa e desejou que todos os jovens vereadores se empenhassem em suas missões, além de ressaltar a importância do evento na formação de novos políticos.