Projeto amplia divulgação de fotos de crianças desaparecidas

Fuga por conflitos familiares, sequestros para exploração sexual ou para tráfico internacional de pessoas e órgãos. Estas são apenas algumas das inúmeras causas do desaparecimento de milhares de crianças e adolescentes todos os anos no Brasil. Enquanto os números aumentam, poucos estados contam com delegacias especializadas em investigar esse tipo de caso. Um projeto de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB), aprovado em segunda discussão nesta terça-feira, 29, pretende facilitar a busca por estas pessoas, obrigando a exibição em locais públicos de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

Rodoviárias, portos, aeroportos, praças e clubes, além de teatros, cinemas e casas de espetáculos deverão divulgar as fotos por meio de telões, placares eletrônicos ou murais durante todo seu horário de funcionamento. Quem descumprir a lei poderá pagar multa no valor de mil reais.

Para a autora do projeto, Aline Mariano, as novas tecnologias podem atuar a favor da sociedade no objetivo de reduzir o número de desaparecidos. “É necessário uma preocupação maior com o tema, a fim de amenizar um problema tão sério. Para isso, o projeto conta com o avanço tecnológico de telões e placares eletrônicos modernos, o que garantirá que se atinja um público bem maior”.

A proposta segue agora para a sanção do prefeito João da Costa.

Em 01.07.10, às 16h10.