Romildo Gomes alerta para “apagão do trânsito”

Em menos de 20 anos, a frota de veículos no Recife aumentou 419%. São 500 mil carros e 80 mil motos registrados no município e 900 mil veículos na Região Metropolitana. Os números foram trazidos ao plenário da Câmara na tarde desta segunda-feira (23) pelo vereador Romildo Gomes (DEM) que se mostrou preocupado com a possibilidade de um “apagão do trânsito”. O parlamentar cobrou uma definição do Poder Público, especialmente da Prefeitura do Recife e dos órgãos que cuidam no planejamento metropolitano. “Tenho verificado a ausência de providências e de obras que possam garantir condições adequadas de mobilidade urbana, tirando milhares de pernambucanos do sofrimento”.

O vereador ressaltou os danos provocados pelos constantes engarrafamentos na cidade. “Seus efeitos danosos refletem negativamente para o aumento da violência, ampliação dos custos da economia e do cidadão, aumento das despesas públicas e de acidentes evitáveis e, por consequência, profundo golpe em termos de comprometimento da qualidade de vida da população”.

Romildo disse ainda que o Recife caminha para um estado caótico e insuportável pela desorganização e falta de investimentos públicos e destacou o papel da Câmara no debate. “Esta é uma Casa que, ao longo do tempo, incorporou e participou de significantes lutas em defesa do povo e não pode, sob pena de amanhã ser cobrada com graves ônus, calar diante de demandas que exigem soluções imediatas, como é o caso do trânsito”.

Para o vereador Gilberto Alves (PTN) o tema incomoda a população como um todo e precisa de atenção especial por parte da Casa e de recursos para o setor.  “É preciso investimento de médio e longo prazo porque a gente sabe o quanto é caro investir em obras de infra-estrutura como viadutos e túneis. Que a gente assuma a responsabilidade de propor soluções - mesmo que sejam paliativas - para melhorar a mobilidade e de infra-estrutura com parcerias dos governos estadual e federal”. Ele é autor do projeto em tramitação na Câmara que propõe a restrição de carros em algumas vias da cidade e em determinados horários.

Para o vereador Marcos Menezes (DEM), já impera na cidade o caos com relação ao trânsito.  Ele pediu a participação de todos os vereadores no assunto. “Conclamo os demais colegas, porque se vossa excelência ficar sozinho, sem vereador para lhe dar apoio e solidariedade, vai ficar apenas no discurso”.

Vera Lopes (PPS) disse que o problema afeta não só os trabalhadores, mas também os profissionais de saúde e a saúde da população.  “Isso acontece quando os profissionais não conseguem chegar no horário para render os seus colegas, quando as mulheres estão parindo sozinhas porque os obstetras estão presos no trânsito”. A vereadora destacou ainda a necessidade dos agentes de trânsito orientar os motoristas em vez de apenas multá-los. “Quando eles pertenciam ao Detran e à Policia Militar, a gente tinha um trânsito organizado. Seria bom se eles voltassem à PM”.

Na opinião de Carlos Gueiros (PTB) o Recife não comporta mais o número de veículos que circula na cidade. “Por mês, quatro mil veículos são emplacados, o que representa um acréscimo para a via já saturada. Mas a gente tem que entender que isso é também prova de desenvolvimento e nesses últimos anos foi possível que a população mais pobre tivesse seu carrinho”. Com relação ao projeto de lei em tramitação na Assembléia Legislativa sobre a implantação do rodízio de carros, o vereador fez um alerta. “A legislação federal já entregou aos municípios a responsabilidade de legislar sobre o trânsito. É preciso ver se isso não é mais uma motivação eleitoral. Vamos ver se o projeto é julgado antes da eleição ou se vai ser arquivado”.

Ao final do discurso, Romildo Gomes disse que irá convocar uma audiência pública com a participação de vários municípios e de todos os segmentos da sociedade para debater o assunto.

Em 23.08.2010, às 17h35h