Secretário Geral da Pesca vem ao Recife apresentar proposta de Terminal Pesqueiro

Apesar de Pernambuco ser um dos principais Estados exportadores de pescado, participando com 16.6% dos valores em dólares das vendas brasileiras, não tem infraestrutura para recepção, armazenamento e exportação da produção local. Para resolver esse problema, um Terminal Pesqueiro e Público do Recife (TPP) poderá ser implantado a partir de um projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura, envolvendo recursos da ordem de R$ 13 milhões. A convite do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), o secretário Geral de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura, José Claudenor Vermohlen, apresentará no plenário da Câmara, nesta quarta-feira, 5, a partir da 15h, o relatório final com análise comprovando a viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento.

A construção do TPP do Recife está na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo Federal desde 2008. O terminal está enquadrado entre os projetos de grande vulto do Ministério da Pesca, que o considera de grande relevância para Pernambuco. O Estado conta com aproximadamente 15 mil de pescadores profissionais artesanais, sendo mil destes no Recife. Tem, ainda, uma indústria pesqueira e uma aqüicultura em franca expansão. “A apresentação do projeto em plenário tem como objetivo dar conhecimento da proposta do Ministério da Pesca aos representantes dos poderes públicos e do setor de pesca local”, afirmou Múcio Magalhães.

 Os principais argumentos para implantação do TPP são, em primeiro lugar, a importância da atividade pesqueira (captura e cultivo), pois Pernambuco é o único estado que cultiva a pesca no mar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, no ano passado, uma fazenda de cultivo de beijupirá no litoral pernambucano. O segundo argumento é exatamente a carência de infraestrutura adequada para recepção, beneficiamento e comercialização. A produção de todo o pescado chega ao Porto do Recife, mas não há infraestrutura de recepção e armazenamento. A construção do TPP precisa receber aprovação junto às entidades do Estado e da Prefeitura do Recife.

Em 05.05.2010, às 9h10.