Uma semana para Burle Marx

Um passeio pelas praças e jardins do Recife projetados por um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20. A atividade que será realizada neste sábado, 28, faz parte da Semana Burle Marx, comemorada todo mês de agosto. A lei de autoria do vereador Luciano Siqueira (PC do B) tem como objetivo valorizar de forma permanente o patrimônio do paisagista que deixou como legado vários espaços verdes na cidade a exemplo da Praça da República e da Praça de Casa Forte.

A saída do passeio será na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, às 14h30. O trajeto percorre as praças da República, do Derby, Euclides da Cunha, de Casa Forte e Faria Neves, além dos jardins do Palácio do Campo das Princesas. Para participar é necessário levar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para os desabrigados das chuvas. No total serão disponibilizados 40 lugares por passeio.

A programação da Semana Burle Marx inclui ainda a realização de ciclotur, um festival gastronômico e exposição sobre as praças projetadas pelo paisagista, reedição da mostra realizada em 2009, na UFPE.

Prêmio – E a divulgação da obra do arquiteto pode ganhar mais um reforço. Um projeto de lei também do vereador Luciano Siqueira propõe a criação do Prêmio Municipal Burle Marx, que contemplará os três melhores trabalhos, elaborados por alunos da Rede Municipal de Ensino, sobre a obra de Burle Marx. Uma comissão integrada por técnicos da Prefeitura e representantes do meio artístico, cultural e acadêmico do Recife ficará responsável pela seleção dos trabalhos e o prazo para a entrega das premiações deverá coincidir com a Semana Burle Marx. A proposta, que está em fase de tramitação na Câmara do Recife, ainda não tem data definida para ser votada em plenário. 

“O prêmio representa um instrumento de estímulo, divulgação e sensibilização do patrimônio histórico-cultural do Recife junto ao universo dos alunos do ensino fundamental, com ampla repercussão na sociedade recifense”.

Conheça mais – Roberto Burle Marx nasceu em 4 de agosto de 1909, em São Paulo. Os jardins projetados por ele são reconhecidos mundialmente e começaram a ser concebidos no Recife de 1935 a 1937 quando ele assumiu a Diretoria de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Construção do Governo de Pernambuco. Ao todo, 18 logradouros públicos foram contemplados pelo paisagista com projetos completos e pequenas reformas, distribuídos em diferentes bairros do Recife, com destaque para seis jardins históricos, a Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, Praça do Derby, Praça da República e o jardim do Campo das Princesas, Praça Faria Neves (Praça de Dois Irmãos) e Praça Salgado Filho (Praça do Aeroporto). Aproximadamente 24 jardins privados também foram projetados por Burle Marx na capital pernambucana.

Em 26.08.10, às 10h30.