Notícias

A situação dos habitacionais no Recife foi o tema debatido no plenário desta segunda-feira,19, pelo vereador Osmar Ricardo (PT). O parlamentar questionou o número de residências que serão entregues pela atual gestão. “O prefeito disse que vai entregar mais habitacionais do que as gestões do Partido dos Trabalhadores que o antecederam. Gostaria de saber qual é o terreno que foi desapropriado recentemente. Cerca de oitenta a noventa por cento dessas obras estavam em andamento quando a atual gestão assumiu”.

A construção de uma ponte que liga a Rua Guarulhos à Rua Bragança, no Canal de Guarulhos, foi bastante comemorada pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). Ele elogiou a ação da Prefeitura na tarde desta segunda-feira, 19. Sem a ponte os moradores precisariam andar por cerca de um quilômetro para atravessar o canal.

A vereadora Marília Arraes (PSB) dirigiu-se à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 19, para repercutir a reunião pública que debateu as eleições para a escolha dos 40 conselheiros tutelares das seis RPAs. O evento ocorreu na última sexta-feira,16, no Plenarinho. “Foram fatos lamentáveis que aconteceram nessas eleições. E nessa audiência foi admitido que a Prefeitura teve dificuldades no processo”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (19) para elogiar as ações da Prefeitura do Recife em relação a requerimentos enviados ao poder público. O parlamentar destacou principalmente obras de infra-estrutura.

A vereadora Marília Arraes (PSB) realizou reunião pública, nesta sexta-feira, 16, para debater a realização das eleições de quatro de outubro para escolha dos 40 conselheiros tutelares das seis RPAs que formam a Capital, e contra as quais há suspeitas de irregularidades. “São muitos os indícios e nós não podemos fazer vistas grossas diante de problemas que podem comprometer o processo democrático”, afirmou a vereadora, acrescentando que a reunião não tinha como objetivo falar sobre quem ganhou ou perdeu. “Nossa obrigação é defender o Estado de Direito”, completou. As eleições envolveram 135 candidatos, contou com 317 urnas, em 90 locais de votação.

O advogado Jefferson Lemos Calaça receberá o Título de Cidadão do Recife na próxima terça-feira, 20, às 18h no plenário da Câmara Municipal do Recife. A homenagem será concedida pelo vereador Augusto Carreras (PV) em reconhecimento à atuação do homenageado na defesa dos interesses da população recifense. “Ele tem dedicado a vida pessoal e profissional aos trabalhadores da cidade e de Pernambuco. Atua em diversos órgãos de classe e presta serviços profissionais a cerca de 50 mil trabalhadores da capital Pernambucana, através da atuação em diversos sindicatos”.

Aperfeiçoar a escrita daqueles que são responsáveis pelos documentos que fazem a Câmara do Recife cumprir o seu papel. É com esse intuito que o Poder Legislativo municipal vai realizar, entre os dias 20 e 23 de outubro, um curso de redação de textos administrativos e oficiais para membros de gabinetes de vereadores e demais servidores da Casa. As inscrições foram encerradas na última quinta-feira (15).

A Câmara do Recife aprovou emenda modificativa à Lei Orgânica. A mudança foi proposta através de projeto de lei do Executivo, permitindo a contratação de servidores temporários por dois anos e com possibilidade de renovação por mais 2 anos. A aprovação aconteceu por votação nominal no plenário, mas não sem muita discussão e encaminhamento de voto contrário à emenda.

Vereadores de diversas bancadas da Câmara do Recife foram unânimes em criticar a eleição de conselheiros para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente – Comdica – semana passada. Marília Arraes (PSB) puxou o coro de descontentamento. Para ela "a eleição foi uma verdadeira aberração, com urnas desaparecidas, compra de votos, cédulas eleitorais previamente assinadas".

Diante da publicação de uma matéria do jornal Folha de Pernambuco sobre os animais soltos pela cidade, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) fez questão de repercutir o assunto, no Plenário de hoje, 14. De acordo com o texto, uma das soluções seria a implantação da Lei de Tração, sancionada há dois anos. “A lei já existe há dois anos e não existe a regulamentação pelo poder público. Os animais estão abandonados, num estado lamentável de sofrimento e nenhuma providência foi tomada. Observamos, pelas ruas de nossa cidade, cavalos e jumentos com cargas enormes, muito pesadas, e outros amarrados nas árvores”.