Notícias

Parlamentares, representantes de movimentos sociais e do governo municipal participaram de uma audiência pública promovida, na manhã desta sexta-feira (13), pelo vereador Osmar Ricardo (PT) para discutir sobre o Parque dos Manguezais, no Pina, e a Vila Naval, em Santo Amaro, onde atualmente residem 159 famílias militares. As áreas pertencem à Marinha do Brasil. “O objetivo desse encontro é ouvir a sociedade e as comunidades diretamente envolvidas, que podem contar com o nosso mandato, porque iremos defender o que é de direito”.

Mais de cinquenta anos vestindo bem a sociedade pernambucana, que já se tornou ícone da moda, merece homenagens. Ainda para quem começou do nada como Glorinha Aguiar. Há cinco décadas ela abriu aquela que seria a sua primeira boutique, nada ortodoxa, exibindo suas mercadorias em uma caixa de sapatos. Uma época em que ainda não se falava em empreendedorismo ela já fazia escola. Não foi a toa que o vereador Henrique Leite (PT) escolheu a empresária para homenagear. A história dela justifica.

A primeira emissora genuinamente evangélica organizada no Brasil, a Rádio Evangélica FM, que está comemorando 30 anos, foi homenageada em reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 12, por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). “É um motivo de muita honra e alegria, para nós que somos de Pernambuco e do Recife, prestarmos homenagem a esta emissora”, disse. Ela esclareceu que a rádio foi ao ar, em fase experimental, no mês de setembro de 1985 e, definitivamente, em 20 de outubro daquele ano. Inicialmente, foi denominada de “Esperança FM”. A Rádio Evangélica FM 100.7 não faz parte de qualquer igreja ou empresa e não possui fins lucrativos e está direcionada à divulgação do Evangelho de Jesus Cristo.

A vereadora Michele Collins (PP) lamentou que o projeto de lei de autoria dela propondo mudanças nos conselhos municipais de combate às drogas não tenha sido aprovado pelo plenário da Câmara do Recife esta semana. Reclamou que o Executivo enviou projeto de lei semelhante ao dela, atropelando a votação. Mas o vereador Romerinho Jatobá (PR) frisou que a colega havia sido procurada pelo líder do governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN) para conversar sobre a proposta dela. Ele também disse que o PL da colega estava defasado e por isso a gestão enviou outro mais atualizado.

O crescimento contínuo da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, foi enaltecido hoje,11, pelo vereador Estéfano Menudo (PSB). “Alegra-me perceber que, assim como o Outubro Rosa que ganhou dimensões gigantescas no que tange à prevenção do câncer de mama, também visualizo o progresso da campanha Novembro Azul. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e, por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos desse tipo de tumor, pois com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou”.

Várias ruas nos bairros da Mustardinha e San Martin estão sendo recuperadas pela Prefeitura e o vereador Jadeval de Lima (PTN) ressaltou as ações, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,11. “Quero relatar aqui, na tribuna, que importantes serviços estão sendo realizados naquelas comunidades. Foram proposições de minha autoria e gostaria de comunicar a execução de obras, como o calçamento na Raimunda Coelho, na Mustardinha, e a terraplanagem nas ruas Doutor Expedito Lopes, em San Martin, e na rua Frutuoso de Barros, na Mustardinha”.

Citando dados dos gastos municipais em educação dos últimos 13 anos, o vereador André Régis (PSDB) criticou, em pronunciamento realizado na Câmara do Recife nesta quarta-feira (11), as gestões que administraram a pasta no período. O parlamentar disse ter encontrado uma discrepância nos valores dos gastos realizados entre 2002 e 2015.

Em discurso realizado na tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (11), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comunicou ter dado entrada em um requerimento solicitando à Prefeitura do Recife que reconheça como bairro a área conhecida como Setúbal, localizada no bairro de Boa Viagem. O parlamentar, que afirmou atuar principalmente nas causas ambientais da região, disse que a comunidade já possui características próprias.

O atendimento a todas as mulheres, com menos de 60 anos, que tenham sob sua responsabilidade pessoa com necessidade de cuidados especiais, será prioritário nas Unidades de Saúde do Município de Recife. É o que prevê o projeto de lei 223/2015, de autoria do vereador Osmar Ricardo, que passou a tramitar na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro. Ele entende como pessoa com necessidade de cuidados especiais, aquelas que não puderem exercer, de forma autônoma, seus atos cotidianos sem estarem representadas ou assistidas e ou não tiverem discernimento, e os que não puderem manifestar a sua vontade, mesmo que em presente ocasião, em decorrência de doença grave, permanente ou terminal;ou que apresente ausência ou disfunção de uma estrutura psíquica ou fisiológica.

Um problema recorrente em casos de divórcio e que se esconde atrás da rejeição que filhos às vezes demonstram no trato com os pais quando um dos genitores passam a usar a criança ou adolescente para afetar o antigo parceiro. Esta é a Síndrome de Alienação Parental, tema que foi trazido à tribuna da Casa de José Mariano pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde desta terça-feira (10).