Notícias

O consumidor recifense compra, às cegas, a carne e os seus derivados, vendidos em supermercados e açougues. Na maioria das vezes, não sabe a procedência desses produtos, que podem prejudicar a saúde, caso a origem seja clandestina e o manuseio não atenda às normas de higiene. O vereador Estéfano Menudo (PSB) quer mudar essa realidade. Ele apresentou, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei 208/2015, para aperfeiçoar o Código de Urbanismo e Obras do Recife. A lei traça a política de planejamento urbano, mas também compreende aspectos econômico, social, físico e institucional.

Quem passou pela Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje, 8, pôde tirar todas as dúvidas sobre a doação e transplante de medula óssea, numa tenda instalada no pátio externo da Casa. Uma palestra foi realizada com o objetivo de esclarecer como funciona a medula óssea, quem pode ser doador e os locais de coletas regulares. A vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu a ação educativa na Câmara. “Podem ser doadores de medula óssea pessoas entre 18 e 55 anos, que não tiveram câncer e não sejam portadores do vírus HIV. Precisamos levar a mensagem de que doar a medula é um ato de cidadania e de amor”, ressaltou a parlamentar.

A esperança de mudar o Sistema Único de Saúde (SUS), que está mergulhado numa crise sem precedentes, foi a tônica da audiência pública que a vereadora Vera Lopes (PPS)realizou na manhã desta quinta-feira, 8, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Coincidiu com o início da 8ª Conferência Estadual de Saúde Vera Baroni, que está ocorrendo até amanhã no Centro de Convenções de Pernambuco, e cujo objetivo é discutir os rumos da saúde no país. “Esta é a segunda audiência pública nacional que está ocorrendo a pedido da Federação Nacional dos Médicos. A primeira foi em São Paulo, pois lutamos por um SUS forte e de qualidade. Mas o sistema está doente e vislumbramos um 2016 muito sombrio”, lamentou a vereadora.

Por iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB), a Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (8) uma reunião solene em homenagem ao Dia Municipal do Idoso, ocorrido no dia 1º de outubro. A data, que coincide com o Dia Nacional do Idoso, foi criada pela lei municipal 18.009/2014, de autoria da parlamentar. A solenidade foi assistida por diversas entidades ligadas ao apoio ao idoso, como Programa de Apoio à Terceira Idade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pernambuco (PROATI).

O funcionamento de abertura e fechamento da terceira porta existente no centro dos ônibus convencionais que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife – STPP/Recife, poderá ser controlado por lei, cujo projeto está tramitando na Câmara Municipal do Recife. O autor é o vereador Carlos Gueiros (PTB), para quem o funcionamento da chamada “porta do meio” dos coletivos deve ficar restrito aos terminais de integração e, ao longo dos itinerários das linhas, somente para o embarque e desembarque de cadeirantes, se nelas estiverem sido instaladas plataforma elevatória para uso exclusivo desse tipo de usuário.

O vereador Luiz Eustáquio (Rede) mostrou preocupação com o consumo de drogas ilícitas em ruas da região central do Recife em um pronunciamento feito na Casa de José Mariano nesta terça-feira (6). O parlamentar chamou a atenção principalmente para o tráfico de entorpecentes que estaria ocorrendo nos arredores de um evento realizado no bairro da Boa Vista.

O vereador Carlos Gueiros (PTB) destacou em pronunciamento feito no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (6) um projeto de lei de sua autoria. A matéria dispõe sobre o funcionamento de abertura da terceira porta existente nos ônibus convencionais utilizados no sistema de transporte público do Recife. “Essa porta não deveria ser usada para o sobe e desce de todos os passageiros, o uso dela traz danos à porta e ao equipamento", frisou.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (6) para falar de visitas feitas por seu mandato e abordar demandas de comunidades do Recife. Dentre os pleitos trazidos à tona pelo parlamentar, as obras de infra-estrutura predominavam.

No mês em que se comemora o Outubro Rosa, movimento mundial de alerta ao câncer de mama surgido em 1990 para chamar atenção de todos sobre a necessidade de prevenção e tratamento, o laço rosa se consolida como símbolo desse movimento. Michele Collins (PP) congregou a todos e todas a fazerem parte efetiva dessa campanha afirmando que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo, mais frequente entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos notificados.

O substitutivo a dois Projetos de Lei, o de número 115/ 2015, de Aerto Luna (PRP) e o de número 154/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) - que foi aprovado na semana passada em primeira e segunda discussões no plenário da Casa - foi o assunto tratado pela parlamentar na tribuna nesta terça--feira, 6. “O substitutivo ao meu projeto, o qual dispõe sobre a proibição do uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas, foi votado na minha ausência e quero deixar claro que não houve nenhuma participação pessoal. Essa proposta não contempla o meu projeto de lei”, lamentou Isabella de Roldão.