Notícias

Um dia após o encerramento do prazo para recebimento de emendas aos projetos de lei do Poder Executivo números 21/2015 (projeto da Lei Orçamentária Anual, a LOA) e o 22/2015 (do Plano Plurianual, PPA), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública, nesta terça-feira, 27, para debater, tirar dúvidas e definir os prazos de tramitação das duas matérias que tratam do orçamento público do município para o próximo ano. A proposta orçamentária do Recife para 2016 estima uma arrecadação de R$ 5.98 bilhões. “É uma previsão orçamentária equilibrada, adequada ao momento. Ela praticamente reproduz o orçamento deste ano e por isso aponta para um ano tão duro, em termos de receita e despesas, quanto o momento em que vivemos”, afirmou o secretário de Planejamento, Alexandre Rebelo.

A Câmara do Recife recebeu nesta segunda-feira (26), representantes de comissões de aprovados em dois concursos realizados pela prefeitura: o da guarda municipal, realizado em 2014, e o de professores, realizado em 2011. Ambos os grupos pedem por posicionamentos claros da prefeitura quando às nomeações.

A comissão de Legislação e Justiça distribuiu oito projetos de lei e emitiu pareceres para outros cinco na reunião desta segunda-feira, 26. Uma das matérias discutidas dispõe sobre o funcionamento da terceira porta existente nos ônibus convencionais utilizados no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife (STPP/Recife). "A matéria foi aprovada na comissão e agora segue para o plenário. Tenho documentos para mostrar à Casa a necessidade da aprovação. Ou vai haver uma incoerência, já que o Procon exige que as empresas fechem essa porta e o órgão gestor já tinha tirado a proibição. É preciso que a Casa regularize", defendeu o vereador Carlos Gueiros, autor da matéria.

A vereadora Michele Collins (PP) lembrou em discurso na Câmara nesta segunda-feira (26) que, além do Outubro Rosa – movimento que chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama –, o décimo mês do ano também abriga outra campanha: o Mês do Idoso. “A data foi instituída em 1991 pela ONU para sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa”, explicou.

O vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (26) para falar sobre o projeto de lei nº 211/2015, de autoria sua e do vereador Aerto Luna (PRP), que prevê que instituições de ensino particular possam realizar o pagamento de créditos tributários e não tributários devidos à Prefeitura através da oferta de bolsas de estudo. As compensações serviriam para quitar tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).

O vereador Eriberto Rafael (PTC) cobrou da gestão promessas de campanhas na realização de obras especialmente na Zona Oeste da Cidade. Ele disse que preocupa o estado de abandono de algumas comunidades, citando a praça de esportes do Ibura, bem como a construção de uma biblioteca no bairro.

Prevenção, Tratamento, Reinserção com ressocialização são os três eixos fundamentais que norteiam os programas da Secretaria Municipal enfrentamento ao Crack e outras Drogas, cujos resultados, segundo o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) já podem ser sentidos. Ele ressaltou programa com o Previne Recife com unidades móveis que vão percorrer os bairros. Mencionou também o Usina Cultural que através da cultura retira crianças e adolescentes das ruas.

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu nesta segunda-feira (26), no plenário da Casa de José Mariano, uma matéria veiculada no Jornal do Commercio sobre a demora na entrega de conjuntos habitacionais no Recife. Durante sua intervenção, o parlamentar frisou o dado, trazido pelo jornal, de que o déficit de habitação da capital pernambucana seria de 70 mil unidades.

A redação do Enem 2015 teve como tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" e a vereadora Isabella de Roldão (PDT) elogiou a escolha, durante a Reunião Plenária na tarde desta segunda-feira,26. “Quero compartilhar sobre o último final de semana quando as provas do Enem foram aplicadas e dizer para todos e todas, aqui presentes, que foi uma alegria para nós, mulheres, que tanto defendemos a igualdade. A mulher tem que ser respeitada dentro de casa, no trabalho e dentro do transporte público”.

O vereador Luiz Eustáquio (Rede) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje,26, para enaltecer as ações da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (SECOD). “Quero parabenizar o prefeito Geraldo Julio e a secretária Aline Mariano que têm colocado em prática a política de combate às drogas em nossa cidade. Podemos observar que os projetos da SECOD estão saindo do papel. É a concretização do nosso sonho”, ressaltou o parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas .