Notícias

O vereador Felipe Francismar (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta-feira, 30, para repercutir uma visita do prefeito Geraldo Julio em dois serviços realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos na Zona Norte do Recife. Um deles foi a obra de pavimentação, drenagem, construção de calçadas e contenção de encostas da Rua Pirauá, no Brejo da Guabiraba, executada pela URB. O outro foi um grande mutirão de limpeza para remover o lixo, descartado irregularmente, acumulado na barreira localizada na Rua Carlos Lamarca, no Burity, bairro da Macaxeira, realizado pela Emlurb.

Militante do Partido dos Trabalhadores há 26 anos, o vereador Luiz Eustáquio deixou o PT e comunicou na tribuna de hoje, (30), a sua filiação à Rede Sustentabilidade, fundada pela ex-senadora Marina Silva. “Construímos muito para a cidade e para o país, através do partido dos Trabalhadores. E agora tenho a oportunidade de acompanhar esse novo projeto da Rede. Tive a felicidade de estar com Marina Silva que marcará um encontro com todos os parlamentares do Brasil que estão indo para a Rede”.

Próximo dia 4 é o Dia Mundial dos Animais e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de ressaltar a data, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,30. “É um dia que visa defender os animais e esperamos que seja um dia de festa. Mas, além disso, temos que levar em consideração o fator da conscientização sobre os direitos dos animais”.

O vereador André Régis (PSDB) recebeu a visita do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Nadja Harrop e demais membros do sistema CONFEF-CREFIS. O objetivo do encontro visou discutir o ofício 122 da Secretaria de Educação do Recife, o qual informa que os professores do 1º ao 5º ano seriam os responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de Educação Física.

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor da Câmara Municipal se reuniu nesta quarta-feira (30), na Casa de José Mariano, para debater e distribuir projetos de lei. O grupo discutiu 14 projetos ao total, e aprovou, dentre outros, o PLO 182/2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), que trata da obrigatoriedade do chamado ‘botão de pânico’ em veículos do transporte público municipal.

Ao apresentar o desempenho da execução orçamentária e financeira da Prefeitura do Recife no segundo quadrimestre deste ano – referente aos meses de maio a agosto - o secretário de Finanças, Ricardo Dantas, afirmou, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 30, que apesar da crise econômica e da recessão do País, o Poder Executivo fez o dever de casa e cumpriu as metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O resultado primário atingiu R$ 142 milhões e uma receita de R$ 2.849,1 milhões. Ele ressaltou que, seguindo orientação do prefeito Geraldo Julio, há um cuidado para gastar com eficiência e que o agravamento do cenário econômico nacional tem levado a gestão a ações efetivas de contenção de despesas.

A aprovação dos pareceres conjuntos de três Comissões Permanentes da Casa gerou intenso debate sobre o serviço de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte de passageiro no Recife, na tarde desta terça-feira, 29. Os pareceres das Comissões de Legislação e Justiça, Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e Finanças e Orçamento foram elaborados como substitutivo a dois Projetos de Lei, o de número 154/ 2015 de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), e o de número 115/ 2015, de Aerto Luna (PRP).

De autoria do Executivo, o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 70/2015, que dispõe sobre servidores públicos temporários, dividiu opiniões na reunião plenária desta terça-feira, 29. A proposta estende o prazo dessas contratações de um para dois anos, prorrogável por igual período, e proíbe ainda qualquer recontratação após esse prazo. Mas antes da votação, o líder da bancada de Oposição na Casa, vereador Jurandir Liberal (PT) questionou a iniciativa, que acabou sendo aprovada em duas votações e encaminhada para sanção do prefeito.

O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (29) para pedir que a Comissão de Segurança Pública da Casa, bem como o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, redobrassem suas atenções no que diz respeito aos problemas de segurança da capital pernambucana. O parlamentar direcionou seu apelo a alguns bairros das zonas Oeste e Noroeste da cidade.

Por unanimidade, os vereadores aprovaram em duas votações, durante a reunião plenária desta terça-feira, 29, a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A matéria, de autoria do Poder Executivo, tem por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados a este segmento. Recife é considerada uma das três capitais brasileiras com maior índice de pessoas com mais de 60 anos, o que representa, pela última pesquisa do IBGE, 9,4% da população da cidade.