Notícias

“Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar cem cigarros”. Citando o slogan de uma campanha do Ministério da Saúde sobre o assunto, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez uma alerta para as consequências do uso do narguilé – um cachimbo que utiliza água para o fumo de tabaco que tem se disseminado no Brasil. O pronunciamento da parlamentar ocorreu nesta terça-feira (6), no plenário da Câmara do Recife.

As eleições realizadas no domingo para 40 vagas para oito Conselhos Tutelares do Recife foram consideradas uma vergonha pelo vereador Osmar Ricardo (PT), que manifestou seu descontentamento em pronunciamento feito nesta segunda-feira (5), na Casa de José Mariano. Segundo ele, a Câmara Municipal fez uma comissão de vereadores para acompanhar o pleito e pôde constatar a desorganização e falta de orientação na apuração dos votos, que segue até quinta-feira próxima. “As pessoas esperavam até três horas nas filas para votar. Os nomes não constavam e elas eram transferidas para outros locais. Em algumas salas não havia o número de identidade do eleitor”.

O vereador Marco Aurélio (SDD) questionou indignado as concessionárias de serviços públicos que abrem buracos sem planejamento algum nas ruas da cidade. Citou hoje na Câmara do Recife o exemplo da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, recentemente asfaltada depois das chuvas. “O serviço sequer acabou e a Compesa já abriu um buraco e não tampou. É dinheiro público jogado pelo ralo”. E o vereador Henrique Leite (PT) emendou afirmando que ano passado, juntamente com outros vereadores, realizaram audiência pública com todas as concessionárias para tratar desse assunto. “Na ocasião foi feito um documento – minuta de decreto – que foi entregue ao Prefeito e até agora nada foi feito”.

Após denúncias trazidas pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), que participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre as condições em que se encontram as mulheres apenadas, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, vereadora Michele Collins (PP), convocou uma comissão de vereadores, entres eles Jadeval de Lima (PTN), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Isabella de Roldão para uma visita à Colônia Penal Feminina.

O vereador Jurandir Liberal (PT) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (5) para discutir a cobertura da imprensa para o caso do presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB), acusado de manter contas bancárias não declaradas na Suíça. Ele teceu um comparativo com a cobertura midiática de casos que envolveram o Partido dos Trabalhadores, como o do ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto.

No plenário da Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD) chamou a atenção nesta segunda-feira (5) para a questão dos buracos das vias públicas da capital pernambucana. O parlamentar disse também ter constatado problemas nas obras realizadas pela Compesa nas ruas.

O Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo, remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O evento foi ressaltado nesta segunda-feira, 5, pelo vereador Alfredo Santana (PRB).

O plenário da Câmara Municipal do Recife lotou, na manhã desta segunda-feira, para a realização da reunião solene de iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (Rede) que homenageou os agentes comunitários de saúde. A comemoração ocorreu um dia depois da data festiva da categoria profissional, pois o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi domingo, 4, quando não há expediente no legislativo municipal. Para Luiz Eustáquio a data representa “a luta e as conquistas dos profissionais que surgiram em 1991 e que desde então passaram a travar muitas batalhas para serem reconhecidos. São profissionais que realizam um papel importante em nosso país no trabalho de prevenção e curativo de doenças”.

Oftalmologista, médico legista, clínico geral, ortopedista, geriatra. A essa longa lista de qualidades, o médico de São José do Egito Leonardo José Vieira Queiroz acrescentou nesta sexta-feira (2) mais uma: a de cidadão do Recife. Por iniciativa do vereador Edmar de Oliveira (SDD), uma reunião solene foi realizada na Câmara Municipal para conceder o título ao novo recifense e celebrar a homenagem.

Já está contando o prazo regimental de emendas para as peças orçamentárias do município do Recife para o próximo ano. Os projetos de lei números 21 e 22, respectivamente a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual 2014-2017 (PPA), ambos de autoria do Poder Executivo, foram encaminhadas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife e os vereadores terão até 20 de outubro para oferecer emendas. A LOA estima a receita e fixa a programação das despesas para o próximo ano. Já o PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, com vigência de quatro anos.