Notícias

A Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao professor recifense e pesquisador Pedro Muniz Filho, autor do livro “O Estado Mundial”, e que foi indicado oficialmente pela Assembleia Legislativa de Pernambuco ao Prêmio Nobel. A solenidade, na manhã desta sexta-feira, 14, ocorreu por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). “Presto esta merecida homenagem ao professor Pedro Muniz, pernambucano, casado, professor universitário, pesquisador e advogado, além de ativista político, social e ambientalista”, disse a vereadora em seu discurso de apresentação do homenageado.

Recife instituiu um dia especialmente para lembrar o combate às drogas, em todo 12 de agosto. Entrou para o calendário oficial por meio da lei 17.442/2008, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT), e a partir daí todos os anos, diversas atividades são realizadas para chamar atenção da sociedade para o grave problema que é o uso de drogas. A reunião solene na Câmara do Recife foi solicitada pelo vereador Luiz Eustáquio , presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, cujo mandato tem sido voltado especialmente para o combate às drogas e recuperação de dependentes químicos. “Esse encontro tem por objetivo integrar diversas entidades de diferentes áreas sociais com órgãos governamentais, em particular o governo municipal. A mídia tem sido uma grande parceira e por isso a homenagem aos meios de comunicação”.

O Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas é comemorado amanhã, 12. A data é instituída pela lei municipal 17.442, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT). Na reunião plenária de hoje, 11, o parlamentar destacou a importância de políticas voltadas ao combate das drogas. “Havia uma necessidade na cidade de ter políticas voltadas ao combate das drogas. Nós criamos várias iniciativas, como o Dia Municipal; o Recife Sem Drogas, um evento que acontece no Parque Dona Lindu; temos também o Pedalando Contra as Drogas. E a Câmara criou a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas, da qual sou presidente”.

A reunião da Comissão de Educação desta terça-feira, 11, teve a participação da presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Nadja Harrop. A pauta de discussões foi sobre o ensino da educação física por professores da rede municipal de ensino. “A luta do Cref é pela revogação do ofício 122 da Prefeitura, que determina que qualquer professor da rede possa dar aula de educação física. Educação física é uma profissão regulamentada, trata-se de saúde. Também é inconcebível que uma criança que custa 800 reais por mês aos cofres públicos não tenha uma área adequada para educação física. É fundamental”, explicou o presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB).

Eurico Freire (PV) destacou os avanços da educação nos últimos anos, mas ao mesmo tempo vive-se uma política de terra arrasada onde nada daquilo que foi feito, por outros partidos, presta, mas não apresentam projetos, propostas. “Na gestão do PSDB havia cerca de 100 institutos federais de ensino, na gestão petista foram criados mais 240 interiorizando o ensino, e isso foi bom. No entanto, alguns preferem apenas criticar o partido dos outros e só o dele serve. Isso não é justo”.

Vereador lembra 11 de agosto

16/11/2020
08h00

Criados em 1827, as duas faculdades de Direito mais antigas do país se tornaram símbolos do ensino jurídico. O 11 de agosto data da fundação desses cursos, Faculdade Largo de São Francisco, em São Paulo, e o da Faculdade de Direito do Recife, inicialmente implantado em Olinda, produziu dos presidentes da República e muitos governadores. Nos dias de hoje, o vereador André Régis (PSDB) lembrou que o curso de Direito da UFPE obteve o primeiro lugar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou a situação das ruas do Recife e cobrou providências do executivo municipal, na reunião plenária desta terça-feira, 11. “A qualidade do asfalto da nossa cidade é muito fraco. Choveu, faz buraco. A situação da Guabirada, do Alto José do Pinho e Morro da Conceição está complicada. No Ibura, a pessoa tem que andar fazendo zigue-zague. O prefeito e a presidência da Emlurb precisam tomar uma atitude sobre isso”.

Jurema Telles, médica que dedica sua profissão às pessoas portadoras de câncer, foi homenageada através da aprovação, hoje (11), por unanimidade, do requerimento nº 4424/2015, de autoria ado vereador Eurico Freire (PV),que formulou votos de aplauso e congratulação à profissional. “Queremos prestar uma justa homenagem a Jurema Telles que dedica quase que seu tempo integral para curar e aliviar o sofrimento de pessoas com câncer”.

Sempre preocupado com as condições da BR-101, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,11, para tratar do assunto. Segundo ele, uma reunião com o Secretário das Cidades foi marcada visando à discussão de possíveis soluções para a via. “Amanhã, às 15h, acontecerá um encontro com Secretário das Cidades, André de Paula, para tratar mais uma vez da rodovia BR-101. A cada dia os problemas se agravam, surgem acidentes graves que vêm prejudicando toda a sociedade”.

O dia do Advogado, celebrado na data de hoje, 11 de agosto, foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta terça-feira. A data, segundo a parlamentar, homenageia o dia em que Dom Pedro I criou os dois primeiros cursos superiores do Brasil: o da Faculdade de Direito em Olinda, e o da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. “É preciso fazer com que a sociedade reconheça o papel do advogado e a sua importância, dar exemplo, reiteradamente, de maneira cada vez mais ostensiva. É preciso advogar pela ética, sempre”.