Notícias

Para debater a situação do plano de saúde e da previdência dos servidores municipais, o vereador Osmar Ricardo Ricardo (PT) promoveu audiência pública na manhã desta quinta-feira, 6. O plenarinho da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de servidores que tinham pelitos como aceitar novas adesões de servidores ao Recife Saúde, uma vez que ela está suspensa desde 2009,e apresentar queixas como o constante descredenciamento de médicos, clínicas e laboratórios. Também reclamaram de uma possível precarização dos serviços, com a baixa qualidade do atendimento e a necessidade urgente de ampliação da rede credenciada.

Para marcar do Dia do Pediatra, em 27 de julho, a vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica, prestou homenagem aos profissionais da pediatria. Ela convidou mães com seus bebês, médicos pediatras e a presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco, Ana Carla Moura, para representar os profissionais da área.

O vereador Jurandir Liberal (PT) criticou na tarde desta quarta-feira, 05, a quantidade de buracos na cidade do Recife. “Fiz uma abaixo assinado com alguns vereadores para fechar dois buracos no bairro de Boa Viagem, que passou dois meses para ser resolvido. Mostro preocupação quando imagino o tempo para o fechamento de um buraco se um morador ligar para a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLUB)”.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada entre os dias 1º e 7 e tem como tema deste ano “Amamentação e trabalho – Para dar certo o compromisso é de todos”. O evento foi lembrado pela vereadora Michele Collins (PP), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,5. “Gostaria de lembrar a importância da Semana e ressaltar que já existe uma lei cria a Semana Municipal do Aleitamento Materno na cidade do Recife (Lei de nº 17.910/2013)”, disse.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) dirigiu-se à tribuna hoje, 5, para detalhar as ações que vem executando em seu mandato parlamentar. “Iniciamos no recesso parlamentar um novo movimento que é o de escutar as pessoas. Fomos a alguns sinais de trânsito da cidade, abordamos os carros e fizemos uma grande escuta. Além disso, criamos um canal direto com a população através do número 999502392, no whatsapp.”

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 05, para repercutir um problema vivido pelos moradores do Engenho do Meio, que é a possibilidade de perder o campo de futebol do Centro Social Urbano. “Ocorre que a Polícia Militar planeja colocar na área uma sede. Contudo, existe a possibilidade da sede da PM também controlar as atividades na área esportiva, o que tem colocado a comunidade contra, já que o campo de futebol está à disposição dos moradores há mais de 50 anos”.

Preocupado com a segurança nos morros e córregos da cidade do Recife, o vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 05, para fazer um apelo à Prefeitura do Recife pedindo o retorno da Parceria nos Bairros. O projeto utiliza recursos vindos do Executivo e a mão de obra da comunidade para revitalização dos bairros, além de oferecer orientações técnicas de segurança para evitar acidentes como deslizamentos de barreiras. “Nossa cidade é composta de morros e córregos que necessitam de uma atenção especial”.

No dia em que o Jardim Botânico do Recife comemorou 36 anos (1º de agosto), o espaço ganhou um presente: passou a ocupar a mesma posição em que se encontram os jardins botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. O assunto foi abordado hoje,5, pela vereadora Aimée carvalho (PSB). “É o único do Norte e Nordeste a dispor dessa classificação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, passamos da categoria “C” para “A”. A medida reconhece a importância do acervo e do trabalho desenvolvido para preservação da flora brasileira”, esclareceu a parlamentar.

Osmar Ricardo (PT) prometeu fazer oposição tranquila ao Executivo. Segundo ele, no Partido dos Trabalhadores já há nomes sendo cogitados para a disputa de 2016 para a Prefeitura do Recife. Pare ele, o PT está qualificado porque fez grandes mudanças na cidade como a Inversão do Transito em Boa Viagem, início da Via Mangue entre outros. E para fazer a oposição prometida vai realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira na Câmara do Recife, para discutir a questão do Recife Saúde, dos funcionários públicos.

A recente lei federal regulamentado as motos de cinquenta cilindradas, mais conhecidas por cinquentinhas, repercutiu bem na Câmara do Recife. Na Casa já tramitaram projetos, um de iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), substituído por outro do poder Executivo, que foi aprovado e virou lei, mas faltava regulamentação. Com a lei federal agora será possível por em prática a forma de arrecadação para quem descumprir a lei.