Notícias

Foi aprovado, por unanimidade, o requerimento 3487/2015, de autoria do líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), formulado Voto de Aplauso ao Governador Paulo Câmara, pela iniciativa de promover o movimento suprapartidário para congregar esforços pela disputa em trazer o Hub do Grupo Latam Airlines para o Recife.

O regime de urgência para a votação do projeto de lei sobre o Plano Municipal de Educação (PME) foi questionado hoje, 16, pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). A parlamentar fez um apelo aos demais vereadores para reconsiderar o tipo de tramitação estabelecido à matéria.

Uma matéria publicada no Jornal do Commercio de hoje,16, sobre a não entrega de moradias à comunidade do Pilar foi o tema do discurso do vereador Osmar Ricardo (PT). De acordo com a publicação, o projeto foi anunciado em 2000, as obras iniciadas em 2010, mas o prazo de conclusão acaba de ser reprogramado para o fim de 2017.

A Comissão de Direitos Humanos recebeu o grupo AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras no início da tarde desta terça-feira, 16. Elas vieram pedir apoio da Casa de José Mariano para serem reconhecidas diante do poder público. “Viemos pedir socorro. Somos mães de filhos com necessidades e o gestor público precisa nos enxergar”, disse Pollyana Dias, presidente da AMAR.

Uma audiência pública sobre o vírus que vem assolando no Recife será realizada na Casa amanhã, 17, a partir das 9h, no Plenarinho. A iniciativa é da vereadora Vera Lopes (PPS) e a parlamentar explicou, durante a Reunião Plenária desta terça-feira,16, como será realizado o evento.

A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) está preocupada com o aumento no número de bebês infectados pela Sífilis Congênita, que nos últimos quatro anos cresceu em mais de 150%. Durante a reunião plenária desta terça-feira, 16, a vereadora apresentou dados e alertou para as formas de prevenção da doença, que tem tratamento e cura, mesmo durante a gestação.

O Plano Municipal de Educação foi tema do pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele acredita que o Projeto do Executivo pode ser votado na Câmara até o dia 25 deste mês, dentro do prazo previsto na lei. A matéria já tramita na Casa em regime de urgência. “Entendo que o regime de urgência é sempre uma exceção, mas temos até o dia 25 apara aprovar o projeto, e acredito que os vereadores vão fazer um esforço nesta direção”.

Na reunião plenária desta terça-feira, 16, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre os encontros com o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, João Braga, para tratar dos problemas no terminal de ônibus do Córrego do Euclides. Ele pede mudanças no percurso das linhas que circulam na área.

O parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife opinando pela aprovação do projeto de lei número 09/2015 de autoria do chefe do Poder Executivo, que propõe a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, foi aprovado ontem em primeira e segunda votações e já seguiu para sanção do governo. Antes, porém, houve uma longa discussão para votação de três emendas, todas rejeitadas pelo plenário. São elas a de número 5 de autoria do vereador André Régis (PSDB) que obrigava o Executivo a climatizar todas as escolas da rede municipal; a de número 3 de Carlos Gueiros (PTB) que trocava a palavra prioritariamente da lista de contingenciamento de despesas pela palavra obrigatoriamente; e a de número 10 de Vera Lopes (PPS) que obrigava o governo acrescentar prioridades à saúde como qualificação de profissionais entre outras. A LDO, que apresenta as metas e prioridades da Administração Pública, é uma peça técnica que estabelece regras para a confecção da lei orçamentária anual, LOA , onde são alocados recursos para execução das diretrizes propostas pela LDO.

Seis projetos analisados e cinco foram aprovados ao longo da reunião da Comissão de Legislação e Justiça, no final da tarde desta segunda-feira,15. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna (PRP),Carlos Gueiros (PTB), Romerinho Jatobá (PR) e Erivaldo da Silva (PTC).