Reunião Solene em Homenagem ao PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Requerimento Nº 620/2014, de autoria da Vereadora Missionária Michele Collins.
Quando
29/08/2014
de 13h00 até 14h30
Onde
Plenário da Cãmara do Recife
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Programa Educacional de Resistência às  Drogas e à Violêcia, teve sua origem nos Estados Unidos da América, em 1983, com o nome "DARE" (Drug Abuse Resistance Education). Atualmene é desenvolvido em mais de 58 países. No Brasil, o PROERD, foi  implantado  em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Consiste em uma ação conjunta capitaneada pela Polícia Militar de Pernambuco na comunidade escolar. Participam da iniciativa educadores,  estudantes e sociedade, a qual disponibiliza estratégias preventivas visando promover os fatores de proteção, em especial, que favoreçam a cultura de paz e a prevenção do uso   e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes.

O Corpo de Instrutores e Mentores do PROERD, é composto por policiais militares voluntários, os quais passam por um rigoroso treinamento na área de prevenção de drogas. Por meio de material desenvolvido para este fim, o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolusão de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

O trabalho dos instrutores, além de estimular as crianças e adolescentes a resistirem às drogas, fortalece o relacionamento do policial com a comunidade, integralizando preceitos inerentes à qualidade de vida, à dignidade da pessoa humana, entre outros. È importante registrar que as escolas, ONGS, e outros órgãos interessados nos cursos oferecidos pelo PROERD, podem entrar em contato por meio do seu sítio Institucional: proerdpe.blogspot.com.br.