Corregedoria

 Instituída pela Resolução nº 2572/2013, a Corregedoria da Câmara Municipal do Recife é o órgão responsável por promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina na Casa de José Mariano. É representada por um Corregedor, cargo exercido pelo vice-presidente da Comissão de Ética Parlamentar, e por um Corregedor Substituto, indicado pela Comissão Executiva.

O Corregedor é o responsável por presidir o inquérito instaurado contra vereador por delito cometido no exercício de mandato. O procedimento deve seguir as regras do Código de Processo Penal e os regulamentos policiais do Estado, no que couber.
A apuração pode ser provocada por qualquer um dos parlamentares da Câmara. Após sua conclusão, o inquérito é encaminhado à Comissão Executiva para que os devidos posicionamentos sejam tomados.

Ao Corregedor compete, ainda, fazer sindicância sobre denúncia de ilícitos que envolvam vereadores, servidores e empregados à disposição da Câmara. Também cabe a ele dar cumprimento às determinações da Comissão Executiva referentes à segurança interna e externa do Poder Legislativo.