Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (29) para lembrar a passagem de um ano do temporal de 28 de maio de 2022, quando fortes chuvas provocaram deslizamentos de barreiras e alagamentos na capital. Na ocasião, ela fez um apelo à Prefeitura por medidas que assegurem um inverno sem perdas de vidas humanas na capital. Segundo a parlamentar, é preciso investir em divulgação de rotas de fuga, sistemas de alarme, preparação dos abrigos e ações emergenciais.

Obras de infraestrutura para a comunidade do Bom Clima, na Guabiraba, Zona Norte do Recife, foram solicitadas através de dois requerimentos debatidos e aprovados pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). “Na Bom Clima moram mais de 500 famílias. Quando chove, as ruas alagam e ficam interditadas. As barreiras caem no meio da rua. A situação é grave. Tanto pela falta de segurança das pessoas, como também porque a comunidade inteira fica isolada. A entrada da comunidade fica interditada quando chove. As pessoas não passam”, disse.

O vereador Doduel Varela (PP) fez um apelo para que a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Saúde, autorize o retorno do funcionamento do Unidade de Saúde da Família(USF) Bongi-Boa Ideia, que está fechado há cerca de dois anos. “Essa unidade era muito útil aos moradores da localidade, pois tinha condições de atender até 10 mil pessoas por mês. Desde o fechamento, a assistência dessas pessoas foi transferida para a Upinha do Bongi”, disse o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29).

O projeto de lei do Executivo (PLE) número 21/2023 foi analisado e aprovado pela Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife, durante reunião nesta sexta-feira (26). A proposta desafeta ruas e autoriza permuta por imóvel para construção de escola. Além do presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), também participou da reunião o vereador Gilberto Alves (Republicanos).

Criada em 2022 para socorrer o setor cultural dos efeitos socioeconômicos da pandemia da covid-19, a Lei Complementar nº 195/2022 – conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG) – foi alvo de uma reunião pública realizada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (26), por solicitação do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, a Prefeitura do Recife apresentou o seu plano de trabalho para a implementação da norma, que prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões aos entes federativos – dentre eles a capital pernambucana, que deve receber R$ 13,31 milhões.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se de forma remota nesta sexta-feira (26) para analisar cinco proposições. Destas, duas foram aprovadas, uma retirada de pauta para reanálise e outras duas, rejeitadas. Sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB) e com a presença dos vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Osmar Ricardo (PT), uma das iniciativas que recebeu parecer favorável é de autoria do prefeito João Campos (PSB) e visa disciplinar o novo Prouni e Protec Recife.

Como forma de reconhecer a importância histórica e cultural da banda de rock Ave Sangria, que está fazendo 50 anos, e marcou de forma determinante o cenário musical do Recife nos anos 1970, a Câmara Municipal realizou uma reunião solene na noite desta quinta-feira (25). Atualmente, o grupo musical vem realizando numerosos shows pelo país, participando de grandes eventos culturais e mantendo viva a sua trajetória artística. Iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a solenidade teve a presidência da vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL).

Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quinta-feira (25), na Sala das Comissões do Poder Legislativo, para discutir e votar pareceres a projetos que se encontram em tramitação na Casa. Na ocasião, o grupo se posicionou favoravelmente ao projeto de lei do Executivo nº 20/2023, que dispõe sobre o Programa Municipal Educação para Todos (Novo ProUni e ProTec Recife).

Considerada um dos principais nomes dos ativismos negro e feminista de Pernambuco da atualidade, a carioca Vera Baroni recebeu nesta quinta-feira (25), da Câmara Municipal, o Título de Cidadã do Recife. A cerimônia de entrega da homenagem, proposta pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), ocorreu no plenário da Casa de José Mariano. Presidido pela vereadora Pretas Juntas (PSOL), o evento foi prestigiado por representantes de movimentos sociais e trabalhistas.

Um importante passo para a proibição de venda e distribuição de bebidas açucaradas e de alimentos ultraprocessados nas escolas públicas e privadas do município do Recife foi dado com a aprovação do projeto de lei (PLO) número 172/2022, da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na Comissão de Saúde da Câmara Municipal. A matéria recebeu parecer favorável e agora vai para análise e votação em plenário. A reunião do colegiado ocorreu de forma remota, na tarde desta quinta-feira (25), sendo presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), com a participação do vereador Paulo Muniz (SD).