Aguinaldo Fenelon agora é cidadão do Recife

Numa solenidade que contou com a presença de dezenas de autoridades jurídicas, políticas e do Ministério Público do Estado, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon de Barros, recebeu o título de Cidadão do Recife na manhã desta sexta-feira, 19. A iniciativa foi do ex-vereador Marcos Menezes, mas somente agora tornou-se possível entregar a comenda. A solenidade, presidida pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), começou com a execução do Hino Nacional.

Durante a solenidade, Vicente André Gomes leu mensagem do ex-vereador Liberato Costa Júnior, que não pode comparecer. “Tenho o prazer de ter participado do início da vida pública de Aguinaldo Fenelon. Ele começou sob minha orientação e desde então acompanho a projeção de sua vida. Hoje, ao receber o título de cidadão recifense, esse homem simples e humilde orgulha este homem de 95 anos”, disse a mensagem. Um vídeo foi apresentado mostrando as ações de Aguinaldo Fenelon à frente do Ministério Público de Pernambuco.

Fizeram parte da mesa os deputados Sílvio Costa Filho e Oséas Silva, o ex-vereador Marcos Menezes; a mãe do procurador-geral, dona Maria José de Barros e Aguinaldo Fenelon Filho. A comissão que conduziu o procurador ao plenário, onde recebeu a homenagem, foi composta pelo primeiro-secretário da Comissão Executiva da Câmara Municipal, vereador Augusto Carreras (PV), vereador Alfredo Santana (PRB) e o deputado estadual Francisco Francismar.

Antes de fazer a entregar do título, Marcos Menezes ocupou a tribuna para o discurso de saudação. Disse que para ele era emocionante estar mais uma vez usando a tribuna da Casa de José Mariano, pois é ex-vereador e só retornará ao legislativo municipal em 1º de fevereiro, na vaga da vereadora Priscila Krause (DEM). “Esse momento é um coroamento da época em que estive aqui”, disse. Ele afirmou, em seguida, que, durante a vida pública, descobriu “três qualidade que engrandecem um político: a gentileza, a sobriedade e a humildade”. Essas qualidades, disse, via em Aguinaldo Fenelon.

Menezes acrescentou, ainda, que Aguinaldo Fenelon marca sua atuação no Ministério Público de Pernambuco “mostrando a importância da educação como ferramenta no combate á violência”. Em seguida, fez um resumo histórico da vida do homenageado e confessou que se sentia emocionando ao falar dessa trajetória. No discurso seguinte, Aguinaldo Fenelon agradeceu ao ex-vereador Marcos Menezes pela indicação e pelo conjunto da Câmara Municipal do Recife que concedeu o título.

Lembrou de sua trajetória, dos problemas que enfrentou na época de estudante e afirmou que “as dificuldades nunca me tiraram o estímulo, pois sempre acreditei num mundo melhor”. Reafirmou o que disse Marcos Menezes sobre a educação. “Sempre acreditei que a gente pode transformar o mundo através da educação”. E relembrou de fatos que protagonizou quando foi oficial de justiça e promotor de justiça. “Tive a felicidade de, onde ter passado, recebido também homenagens”, disse. E deixou como mensagem que, na vida,  “a gente tem que lutar, acreditar, não se curvar, pois somos instrumentos importantes”.

Aguinaldo Fenelon acrescentou que muito do que aprendeu em sua vida deve à mãe, Maria José de Barros. Em seguida, prestou homenagem ao Poder Legislativo, mas ainda falou sobre o papel do “novo Ministério Público, mais junto do povo” e da importância desse Poder para a sociedade. Ele finalizou dizendo que estava grato e feliz pelo título de cidadão “da maior cidade de Pernambuco, onde o Ministério Público tem o maior número de servidores e onde há as principais ações”.

Nascido em Goiana, Mata Norte, Aguinaldo Fenelon é graduado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. É especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado (MBA) em Gestão do Ministério Público de Pernambuco pela Universidade de Pernambuco.

Em 1992, assumiu o cargo de Promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, atuando inicialmente no Agreste. Em 2005, foi promovido para a Capital, onde exerceu as funções de promotor de Justiça junto à 6ª Vara de Família; procurador de Justiça Substituto; assessor do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça em matéria cível; coordenador da Central de Inquérito da Capital; coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminal; secretário-Geral Adjunto e Secretário-Geral do Ministério Público de Pernambuco.

Participou da implementação do Ministério Público nos grandes eventos como o Juizado do Torcedor, Juizado do Forró, Juizado do Carnaval, Juizado do Festival de Inverno e da Paixão de Cristo. Hoje preside a Comissão Nacional de Combate à Violência nos Estádios de Futebol, sendo inclusive autor da Cartilha do Torcedor.
Em reconhecimento à sua atuação nessa área foi convidado pelo Ministério Público do Reino Unido para expor em Londres as experiências de combate à violência nos estádios de futebol em Pernambuco, juntamente com juízes de Direito e defensores públicos.


Por sua atuação no combate à violência, em 2007 foi indicado pelo então Procurador-Geral de Justiça, para representar o Ministério Público junto à Câmara Setorial do Pacto pela Vida, do Governo do Estado de Pernambuco. Em janeiro de 2011, assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco, tornando-se o primeiro Promotor de Justiça a assumir o mais alto cargo da Instituição, além de ter sido o membro mais votado pela classe.


Em 19.12.2014, às 12h50.