Aimée Carvalho destaca doação de órgãos

Nos últimos dez anos o Brasil dobrou o número de doadores. Os transplantes aumentaram de 7.500 para 15.141 cirurgias. Isso significa que mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Os dados foram trazidos ao plenário na tarde desta terça-feira, 01, pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), para destacar a importância do Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado na última sexta-feira.

A parlamentar frisou que, de acordo com o Ministério da Saúde, houve uma redução de 6% no total de transplantes no país no primeiro semestre de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. Outro dado importante é que em 2003 existiam 6,5 doares para cada milhão de habitantes. Em 2013 essa taxa subiu para 13,5, reduzindo a fila de transplante. Pernambuco está entre as cinco unidades da federação onde o paciente não precisa mais esperar para receber órgão. “O estado conseguiu acabar com a espera para a realização do transplante de córnea. A capacidade instalada dos serviços especializados e a quantidade de doações são suficientes para atender a demanda atual”, destacou.

Aimée Carvalho lembrou ainda o que é preciso para ser um doador. “A pessoa pode doar se não tiver doença que possa ter contaminado ou prejudique o funcionamento do órgão. É preciso haver a confirmação da morte encefálica do paciente, quando não há atividade cerebral, mas os órgãos continuam em funcionamento com a ajuda de aparelhos”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) ressaltou que é importante discutir sobre a doação com a família. “Eu, por exemplo, quero doar tudo que for útil ao próximo. Mas é importante que as pessoas possam conversar e resolver isso antes da morte”. Já Eriberto Rafael (PTC) disse que “é preciso uma campanha de conscientização para massificar o assunto porque ainda existe muito preconceito”. 

Idoso

A vereadora Irmã Aimée também lembrou o Dia Nacional do Idoso, comemorado hoje. Ela é autora de projeto de lei, em tramitação na Casa, que Institui o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa. “O principal objetivo do projeto é homenageá-los, ressaltando o papel na sociedade e reconhecendo que essas pessoas são líderes, trabalhadores, aposentados e detentores de sabedoria”. 

 

 Em 01.10.2013, às 18h42.