Aimée Carvalho exalta profissional da educação

Comemorado em 12 de novembro, o Dia do Diretor de Escola foi tema de pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a reunião plenária de hoje. Segundo a parlamentar, o diretor é acima de tudo um educador, porque está atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, já que estes repercutem de forma profunda na formação dos alunos. “Estes profissionais com capacidade, sabedoria e honestidade contribuem para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos”.

Aimée Carvalho lembrou ainda que o cargo de diretor surgiu para organizar o trabalho nos grupos escolares e fez explicações históricas sobre a evolução do ambiente escolar, baseado no modelo republicano. “As crianças passaram a ser organizadas por classes seriadas de acordo com o nível de conhecimento, com um docente para cada 40 alunos. A fiscalização dessa instituição não poderia mais ser realizada a distância pelos inspetores. Era preciso ter alguém dentro da escola e, assim, surgiu o cargo de diretor”.

Segundo a parlamentar, essa concepção de organização escolar espalhou-se durante as três primeiras décadas do século 20 para estados do sul ao nordeste. Mas a escola republicana gerou altos padrões de seleção e exigência, que acabaram por excluir as crianças de classes menos favorecidas. “Faltaram professores qualificados, estrutura para atingir o interior e atender toda a demanda gerada com o crescimento demográfico e recursos para a construção de novas escolas com o mesmo padrão”, ressaltou.

Aimée Carvalho disse ainda que o fracasso desse modelo, que durou até meados de 1970, e a estrutura dos primeiros anos do ensino fundamental, problemas como infraestrutura e formação de professores continuam em pauta. “Mas temos a presença do diretor que é reconhecido como gestor, e o seu papel decisivo na realização do sonho de uma escola pública de qualidade para todos”.

 

Em 12.11.2013, às 17h45