Aimée Carvalho homenageia o imortal Cícero Belmar

Com 30 votos, o jornalista e escritor Cícero Belmar foi eleito, nesta segunda-feira (27), para ocupar a Cadeira 33 da Academia Pernambucana de Letras. A vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de dirigir-se à tribuna, hoje (28), para parabenizar o jornalista que atualmente trabalha na equipe da imprensa da Câmara Municipal do Recife.

Aimée Carvalho detalhou a vida do escritor que é natural de Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano e que se mudou para o Recife na década de 80.   “A sua trajetória como jornalista inclui vários veículos de comunicação de Pernambuco. Foi repórter de Cidades, Política e Economia (Jornal do Brasil, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio), editor de Economia da Folha de Pernambuco, ganhou duas vezes o prêmio de (Defesa da Cidadania e Direitos Humanos) Cristina Tavares de Reportagem, do Sindicato de Jornalistas de Pernambuco”.

Como escritor, Cícero Belmar é autor de romances, contos, biografias, peças de teatro e literatura infantil. Ganhou duas vezes o Prêmio Literário Lucilo Varejão, da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, nos anos de 2000 e 2005, com os romances “Umbilina e Sua Grande Rival” e “Rossellini Amou a Pensão de Dona Bombom”. Esse último também recebeu o Prêmio de Ficção da Academia Pernambucana de Letras (APL) em 2005.

Aimée Carvalho finalizou o seu discurso ressaltando a importância do trabalho do imortal Cícero Belmar para a Academia Pernambucana de Letras. “A Academia Pernambucana de Letras, que reúne um imenso patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, ganhou em renovação com esse admirável jovem escritor. Deixo para você, Cícero, uma frase do escritor José de Alencar que diz: O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.

Em 28.03.17 às 16h12.