Aline Mariano homenageia Erilene Monteiro

Através da iniciativa da vereadora Aline Mariano (PMDB) a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na manhã desta sexta-feira, 23, para homenagear a chef e comendadora recifense Erilene Monteiro de Azevedo Braz, que realiza um trabalho filantrópico através de uma instituição mantida com recursos próprios e parcerias e que até o momento já beneficiou cerca de 3 mil pessoas. Erilene, que é dona de uma escola de formação, o Centro de Especialização de Pizzas e Pizzaiolos (Cepp), em Campo Grande, Zona Norte do Recife, é também fundadora do Mão Na Massa, uma proposta pioneira de qualificação profissional para ex-usuários de drogas e pessoas em vulnerabilidade social. Essa formação é gratuita. O plenário da Casa de José Mariano ficou lotado com parentes, amigos, alunos e pessoas que são atendidas pelo trabalho de ação social.

A solenidade, que começou às 10h30, foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB). Após o Hino Nacional, ele compôs a mesa com a comendadora; com a vereadora autora do requerimento, Aline Mariano; o secretário municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Fernando Dourado, que representou o prefeito Geraldo Júlio na solenidade; o irmão da homenageada, Márcio Monteiro; e a companheira e sócia dela, Nara Monteiro. Erilene é pizzaiola há 16 anos e tem dedicado a vida à arte da culinária. Formada em gastronomia pela Italian Culinary Institute for Foreigners, recebeu a comenda de melhor chef do Brasil em massas italianas, pela Associação Brasileira de Lideranças - Prêmio Excelência Qualidade Brasil, em São Paulo. Um vídeo foi apresentado, na abertura da solenidade,  registrando a entrega dessa comenda, ocorrida no ano passado.

“Restabelecer vínculos pessoais, familiares e sociais é uma tarefa difícil e carece muita determinação. É o que não falta a Erilene Monteiro de Azevedo Braz. Há seis anos ela descobriu que poderia usar o seu ofício em favor daqueles que precisam se resgatar”, disse Aline Mariano, em seu discurso. A vereadora ressaltou o espírito guerreiro da homenageada, que é formada em gastronomia e tem dedicado os seus dias à formação de jovens e pessoas carentes em pizzaiolos. O seu projeto Mão na Massa “tem contribuído para uma sociedade mais justa e igualitária, a partir de uma preocupação solidária à reinserção produtiva dos que fizeram uso de drogas. Graças a este olhar atento e sensível, de quem enxerga a qualificação profissional e oportunidades de emprego como ferramentas de transformação, muitos jovens e pessoas carentes estão sendo estimuladas e encorajadas a desenhar uma nova história”, observou.

Enquanto muitos mestres cucas estão vislumbrando nome, dinheiro, fama e status, Erilene está preocupada, segundo Aline Mariano, “em formar cidadãos do bem; está abrindo oportunidades, criando espaços para que as pessoas que mais precisam de ajuda possam ter esperança. É por isso que enaltecemos o trabalho desta profissional e hoje abrimos as portas da Casa José Mariano para homenageá-la pelos serviços prestados aos recifenses e pernambucanos. Gostaria de dizer-lhe que muito em breve estaremos aqui novamente para entregar-lhe a maior comenda deste Poder: a Medalha do Mérito José Mariano”, prometeu.

Aline Mariano sublinou que Erilene “merece o nosso respeito, a nossa admiração e o nosso carinho. Graças ao apoio educativo, psicológico e a realização do seu trabalho como meio de transmissão de valores positivos, muitas pessoas estão reestabelecendo a confiança e autoestima”. Dirigindo-se diretamente à homenageada, observou: “Assim como você, entendo que ensinar o pouco que sabemos é uma missão. Transmitir o bem é uma obrigação. Ajudar uma pessoa a integrar-se ao convívio social e a sentir-se valiosa, através da realização de um trabalho, é algo que não tem preço e só é feito por alguém como você, que tem a capacidade de enxergar o próximo”.

Após o discurso, a vereadora Aline Mariano entregou a Erilene Monteiro uma placa comemorativa. A placa diz que a homenagem foi feita “pelo trabalho social executado almejando uma sociedade mais justa e igualitária, a partir de uma preocupação solidária à reinserção produtiva dos ex-usuários de drogas, no qual qualificação profissional e oportunidades de emprego são as ferramentas para estímulo e encorajamento, merecida é a homenagem à Comendadora Chef Erilene Monteiro”. Também foi entregue um buquê de flores a Erilene e Nara Monteiro. O cantor Felipe e o violonista Olímpio fizeram uma apresentação musical.

Em seu discurso, Erilene agradeceu pela homenagem e presença de todos que lotaram o plenário da Câmara Municipal do Recife. Ela disse que o trabalho que realiza é delicado. “Quando um adolescente em situação de risco nos procura, ele vem carente, pedindo amor. Em geral, a última coisa que está buscando é um curso, uma formação. Ele quer amor. E nós oferecemos também o curso. Somos mãe, somos assistente social, somos psicólogas”, disse. Ela relatou o episódio de um garoto usuário de drogas, que já não tinha autoestima, não se cuidava mais. Mudou desde que passou a frequentar o Mão na Massa. “Por tudo isso o que eu sou hoje, devo a vocês”, disse a chef, dirigindo a este garoto e a outros, presentes. Ela parabenizou a vereadora Aline Mariano e o secretário municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Fernando Dourado, que “realizam um belo trabalho de combate às drogas”. E finalizou dizendo que acredita “no trabalho de vocês como acredito no meu”.

 

Em 23.09.2016, às 11h40.