Aline Mariano realiza audiência para debater a CTTU

Para discutir questões referentes ao trânsito e ao papel da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), como estruturação e projetos em andamento, a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública nesta terça-feira, 3, no plenarinho da Câmara Municipal. “O Recife historicamente apresenta dificuldades para lidar com esse problema. Desde 2003, o controle de trânsito foi municipalizado, passou a ser de responsabilidade da Prefeitura. De lá para cá, a situação só se agravou”, disse. Com duração de duas horas, começando às 10h, a audiência foi considerada “participativa e produtiva” e, diante de promessas feitas pela presidente da CTTU, Taciana Maria Ferreira, a vereadora afirmou que vai esperar que as ações sejam efetivadas e que pretende realizar nova audiência sobre o assunto. Essa foi a primeira de sua atual legislatura sobre os serviços de mobilidade urbana.

Aline Mariano apresentou uma série de perguntas à presidente Taciana Maria Ferreira e que nortearam os debates da audiência. A vereadora quis saber inicialmente qual a quantidade exata de veículos disponíveis para o trabalho da CTTU. A presidente respondeu que o órgão conta hoje com apenas seis engenheiros, 24 carros, 38 motos e 408 agentes de trânsito, sendo que a maioria é de guardas municipais cedidos em caráter de urgência. Nos últimos cinco anos, disse Aline Mariano, a frota do Recife cresceu 33,4% e estima-se que quatro mil novos veículos entrem no trânsito a cada mês. “A CTTU não conseguiu acompanhar o crescimento e o recifense paga o preço pelo despreparo da gestão de trânsito”, afirmou. “Além de apresentar dificuldades de operação e fiscalização do trânsito, a gestão e o planejamento também são prejudicados pela falta de infraestrutura de trabalho e funcionários qualificados nos quadros do órgão”, considerou a vereadora.

 

A pergunta seguinte referiu-se à quantidade de semáforos inteligentes, que se autoprogramam de acordo com o fluxo de veículos. A presidente da CTTU, Taciana Maria Ferreira, disse que existem 649 semáforos no Recife e, desse total, 10 são considerados “inteligentes’. Estão em fase de teste. Aline Mariano questionou se há previsão de ampliação desse número e Taciana respondeu que, sendo aprovados nos testes, será aberta licitação por área para implantação do sistema em toda cidade. “O crescimento da frota não pode ser considerado o único responsável pelos problemas de mobilidade no Recife. “A gestão ineficiente da CTTU influencia e repercute de forma negativa”, observou Aline Mariano.

Ela lembrou que na gestão anterior tramitava um Plano de Mobilidade Urbana na Cãmara Municipal do Recife, mas o atual prefeito Geraldo Júlio retirou o projeto com a promessa de aprimorá-lo. Mas, disse que até o momento não enviou um substituto. “Qual o prazo para envio à Câmara do Plano de Mobilidade Urbana?”, perguntou. Taciana Ferreira disse que a minuta do novo plano está em discussão no Instituto Pelópidas Silveira, mas que não há prazo para o projeto ser reenviado à Cãmara. Em seguida, a vereadora Aline Mariano quis saber se há previsão de concurso público para a CTTU “Estamos concluindo um plano de cargos e salários e já identificamos que há necessidade de aumentarmos o quadro técnico com engenheiros e arquitetos”, respondeu. Mas, em relação a agentes de trânsito, não há previsão. “Haverá um concurso para preenchimento de vagas de guardas municipais, algo em torno de 1.500. Desses, 500 serão agentes de trânsito. Mesmo assim, não há previsão de data”, respondeu.

 

Aline Mariano disse que vai lutar para transformar a CTTU em autarquia, para ter mais liberdade de ação. E também sugeriu a criação de uma Central de Denúncias para a CTTU fazer uma ligação com os usuários de trânsito. A presidente da CTTU ouviu várias reclamações e sugestões dos participantes da audiência e prometeu fazer fiscalização nos locais onde as pessoas fizeram referências. Ela também disse que vai realizar um trabalho educativo com os guardas municipais que trabalham como agentes de trânsito, motoristas de ônibus e de transportes complementares. Taciana Ferreira respondeu a todas as questões apresentadas e foi bastante afirmativa quando foi questionada sobre sua expectativa de melhoria nas condições do trânsito. “Com a entrada de mais automóveis em circulação, ele tende a piorar. Vai se agravar, pois a capacidade das ruas é limitada. Nosso trabalho vai ser totalmente focado com vistas a melhorar o transporte público e dar prioridade ao uso de bicicleta no trânsito”, afirmou.

 

 

Em 03.12.2013, às 13h05.