Almir Fernando comenta ações em prol da Mata do Engenho Uchôa

Resultado da pressão de movimentos sociais, o prefeito do Recife revogou decreto que concedia área para instalação de uma usina de tratamento de lixo na Mata do Engenho Uchôa. De acordo com o vereador Almir Fernando (PCdoB) a área para instalação da usina seria de 5,5 hectares.

Segundo ele, a área é a única em Pernambuco que possui três biomas. O do Mangue, Restinga e Mata Atlântica. Além disso, lá são encontrados animais como bicho preguiça e beija-flor e a árvore Sapucaia, em extinção. Outro ponto salientado pelo parlamentar é que a mata também funciona como fonte de pesquisa para faculdades e escolas. “O ato torna possível a reintegração da mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade”.

O vereador destacou que a medida também vai beneficiar mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados no entorno, entre eles Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.

De acordo com o projeto, o tratamento dos resíduos sólidos seria feito na Mata do Engenho Uchôa, mas a incineração aconteceria no Cabo de Santo Agostinho. “O documento assinado pelo Prefeito João da Costa no dia 29 de novembro inviabiliza a possibilidade da instalação da usina de geração de energia, reciclagem e compostagem que possuía a concessão de parte do terreno”.

 

Em 05.12.2012, às 17h45.