Almir Fernando exalta Dia do Maracatu

Comemorado nesta segunda-feira, 01, o Dia Estadual do Maracatu foi tema de pronunciamento do vereador Almir Fernando (PC do B) durante a primeira reunião plenária após o fim do recesso parlamentar. A data, instituída em 1997, homenageia o nascimento do mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, que foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco.

“O maracatu é tradição que mantém viva uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras. Também é responsável por transformar o carnaval de Pernambuco em um dos mais bonitos do país e do mundo”.  O parlamentar ressaltou que a coreografia tem passos parecidos com o frevo, misturados com sons percussivos e coros. Também lembrou que o maracatu homenageava a coroação do rei e as manifestações religiosas que integravam os escravos à cultura européia. Com o fim da escravidão, tornou-se uma festa carnavalesca.
O parlamentar explicou ainda que a integração dos escravos fez surgir várias “nações” de maracatu com duas variações, o de Baque Virado ou Nação e o Maracatu de Baque Solto ou Rural. “Despertar o conhecimento dessa expressão cultural para os próprios moradores da cidade e levar a roda de conversa ao âmbito civil e acadêmico faz com que a marca do maracatu perdure”.

Em 01.08.11, às 16h.