Almir Fernando realiza audiência pública em favor dos quadrilheiros

Depois de ter apresentado projeto, que virou lei, incluindo o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino em 27 de junho, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife com o objetivo de aprofundar as discussões sobre um projeto de lei que cria um espaço com nome de “quadrilhódromo”, destinado à realização de festivais e apresentações, além de um requerimento que pede subvenção às quadrilhas matutas. “As pessoas que se dedicam a essa manifestação folclórica, fazem mais do que prestar um serviço cultural. Elas também realizam um trabalho social e educativo nas comunidades e precisam de apoio e reconhecimento”, afirmou o vereador.

A audiência pública foi realizada na manhã desta sexta-feira, 4, e contou com a participação da deputada estadual Tereza Leitão, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa; da coordenadora de Cultura Popular da Fundarpe, Teca Carlos, representante do secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte e do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; do assessor técnico da Secretaria de Cultura do Recife, Albemar Araújo; e da presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Estado, Michelly Miguel. Pernambuco tem cerca de 400 grupos de quadrilhas matutas.

A criação do Dia Municipal do Quadrilheiro Junino ocorreu através da lei municipal 17.887/13, a partir de projeto de lei de Almir Fernando. O novo projeto de lei, também de sua autoria, autoriza a construção do espaço cultural no Recife denominado “quadrilhódromo”, com infraestrutura, segurança, atendimento médico e apoio logístico, onde possam ocorrer atividades artísticas, educativa se esportivas, beneficiando os grupos de quadrilhas matutas. “O quadrilhódromo funcionaria durante todo o ano e não somente no período junino. Nós poderíamos realizar oficinas e encontros, uma ideia excelente”, comemorou Michelly Miguel.

Ela também entendeu que a audiência pública foi positiva porque propôs o pagamento de uma subvenção para as quadrilhas juninas da mesma forma que já ocorre com os clubes carnavalescos. “Cada grupo gasta em torno de R$ 120 mil por ano com a quadrilha, o que não é fácil. E os grupos não se limitam às apresentações, pois fazemos trabalhos de ação social, educativos, de integração social e de preservação da cultura popular, sem ajuda institucional”, afirmou. A deputada Tereza Leitão fez elogios sobre a realização da audiência pública e disse que seguirá o mesmo exemplo da Câmara Municipal, apresentando um projeto de lei de âmbito estadual, para criação do Dia do Quadrilheiro. “Essa data já existe oficialmente em níveis municipal e federal, e precisamos efetivá-lo no Estado. As quadrilhas juninas são uma manifestação importante porque mantém viva uma tradição do Nordeste”, afirmou. 

O assessor técnico da Secretaria de Cultura, Albemar Araújo, disse que a Prefeitura do Recife pretende apoiar os grupos de quadrilhas matutas através da criação de oficinas e de realização de um concurso durante o ciclo junino. “Nós já criamos um concurso infantil, pois as crianças precisam ser incentivadas para manter viva essa tradição”, garantiu. A coordenadora de Cultura Popular da Fundarpe, Teca Carlos, defendeu que os quadrilheiros possam se utilizar de recursos financeiros através do fundo de cultura, Funcultura. “Defendo a legitimidade de esses grupos apresentarem projetos para conseguir recursos via Funcultura. Eles já dispõem, na legislação, de uma linha específica de ação que é o da cultura popular. O que os grupos precisam agora é se mobilizar para participar dos editais”, afirmou.

 

Em 04.10.2013, às 12h32.