Amanda Pereira de Lima recebe maior comenda do legislativo

“Essa homenagem é um reconhecimento, mas serve também para chamar a atenção da sociedade para a inclusão social. Amanda é um exemplo de determinação e de esforço”. As palavras do vereador Eurico Freire (REDE) ressaltaram a importância da reunião solene promovida por ele na noite desta quarta-feira, 28, no plenário da Câmara do Recife. Primeira bailarina do Norte Nordeste com Síndrome de Down a dançar na sapatilha de ponta, Amanda Pereira de Lima recebeu do parlamentar a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha de Mérito José Mariano. A solenidade emocionou os convidados, que também puderam assistir a uma apresentação da homenageada com músicas de Luiz Gonzaga.

Na tribuna, Eurico Freire destacou a história da bailarina recifense que começou a dançar aos 4 anos de idade. Hoje, aos 19 anos, Amanda Pereira de Lima carrega a experiência de quem já se apresentou em vários palcos do Brasil, sendo inspiração para todos. “As pessoas com Síndrome de Down precisam estar no convívio com toda a sociedade e contribuir, seja no mercado de trabalho, seja nas artes ou em outro setor. Essa inclusão é importante para o desenvolvimento delas e da sociedade. É uma relação recíproca e necessária”.

Em uma quebra de protocolo, o parlamentar fez questão de destacar a importância da professora Jeane Barbosa e entregou a ela um diploma de voto de aplauso. “Além da determinação e apoio da família, Amanda contou com a participação fundamental dessa educadora no seu desenvolvimento na dança e na vida. Reconhecemos o trabalho desenvolvido à frente da Companhia de Dança Formação de Ballet Jeane Barbosa, que atende 160 alunas atualmente ensinando todos os valores da dança como disciplina, determinação e cultura”.

Tímida e emocionada, Amanda Pereira de Lima agradeceu aos familiares e amigos e disse que amava a todos. Já a professora Jeane Barbosa falou do orgulho em participar da solenidade. “Com certeza fiz o que qualquer professor faria, fiz o meu papel. Amanda chegou com toda a sua capacidade e por causa dela temos alunos com outras síndromes. Muito obrigada por essa homenagem porque esses pequenos gestos fazem uma grande diferença. Todos somos um e ninguém é melhor do que ninguém. Todo mundo é capaz de fazer o que quer”.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB). “O bem existe. É só querer. Hoje aqui essa Casa presta essa homenagem justa. Já presidi inúmeras reuniões solenes, mas essa é especial”. Teve ainda a apresentação da artista Lilian Guerra, que declamou um cordel de sua autoria em homenagem a Amanda. “É com grande alegria e imensa satisfação que hoje nos reunimos pra falar de inclusão, autoestima e respeito, igualdade e direito e também de superação... Que possamos refletir, reciclar nossos conceitos, aceitar as diferenças, superar o preconceito, valorizar cada um, buscar sempre o bem comum, com harmonia e respeito”.

Em 28.09.2016, às 20h37