André Régis cobra investimentos para Sinfônica do Recife

Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara do Recife, o vereador André Régis (PSDB), em pronunciamento na reunião plenária desta segunda-feira, 29, cobrou do Executivo recursos para a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em funcionamento do Brasil. “Essa cidade tem sido um celeiro da música popular e erudita, tem tradição, história e base cultural que permitem que as manifestações encontrem abrigo, mas a Prefeitura não vem cumprindo o seu papel”.

O parlamentar lembrou que desde o início do seu  mandato  tem feito vários pedidos de intervenção para melhorias na orquestra. “Realizei uma audiência pública com a presença dos músicos e conseguimos apoio da sociedade. Na época, chegava o novo maestro e houve muita expectativa no que seria feito a partir daquele momento. O prefeito Geraldo Júlio se comprometeu com a revitalização, mas a orquestra sente falta de apoio”. Como exemplo, citou a falta do programa de apresentação da orquestra no último concerto realizado no Teatro de Santa Isabel.

André Régis ressaltou a necessidade de fiscalizar a situação da orquestra que, segundo ele, não faz mais parte do circuito das orquestras nacionais por falta de apoio.  Ele também cobrou a existência de um site oficial com informações como a história do grupo,  a programação anual pré-estabelecida e o currículo dos músicos.

Ele lamentou ainda a situação da Escola de Artes João Pernambuco, localizada no bairro da Várzea. “Os estudantes pedem matrícula, mas não são efetivados por falta de professores e de instrumentos. Será que a Prefeitura não tem recursos para isso? Os recursos deveriam ser melhor canalizados para a cultura que é essencial”.

Em 29.09.2014, às 17h17