André Régis cria plataforma sobre escolas do Recife

A partir de agora os recifenses poderão acompanhar, através de uma plataforma criada no site do vereador André Régis (PSDB), informações sobre a situação das escolas municipais do Recife. O parlamentar já visitou mais de 320 escolas das RPAs 1 e 2 e está finalizando a 3. “Com esta plataforma vai ser possível acompanhar como se encontram cada uma dessas escolas. Venho denunciando que muitas delas estão nas encostas de morros em situação de risco. Cada aluno da rede municipal custa R$ 500,00 por mês, consumindo cerca de R$ 700 milhões por ano. O Recife é a sexta capital que mais investe em educação no país, mas não sabemos para onde vai tanto dinheiro”.

André Régis afirmou que as escolas são verdadeiros confinamentos e as leis de direitos humanos não são consideradas. Ele disse que a conta disso tudo virá no futuro, pois quem não é educado vai depender de favor do Estado. “As informações estão à disposição do secretário de Educação, mas até hoje não ouvi um único pronunciamento da PCR sobre as denúncias que venho fazendo. Ouço falar que vão ser comprados tablets, recuperar escolas irrecuperáveis. Isso não resolve. Não se fala em qualidade do ensino”.

Raul Jungmann (PSB) disse que era extraordinário ligar a sociedade à uma plataforma para se acompanhar a situação das escolas municipais. “Sugiro que o colega traga um telão para o plenário onde se mostre essas fotos para que todos os vereadores tomem conhecimento”.

Jairo Britto (PT) disse que o aprendizado é um processo e há muito tempo não se investia em educação. Segundo ele, foi a partir das gestões petistas que as crianças passaram a ter uniformes escolares e mais acesso às escolas. “Sabemos que há tendência de crescimento do Ideb. O prefeito atual aprovou projeto em que 100% dos royalties do pré-sal irão para educação. É preciso dizer o que há de positivo e não só negativo”. Eriberto Rafael (PTC) ressaltou que o quadro da educação está mudando e lembrou que exemplos trazidos por André Régis foram solucionados, como o de uma escola em Santo Amaro em péssimas condições, que foi fechada e a licitação de uma nova está concluída. “Há avanços visíveis e está em andamento um convênio entre prefeitura, iniciativa privada e governo do Estado para avançar mais”.

Wanderson Florêncio (PSDB) frisou que o problema desse grupo político é que só querem discutir governos que passaram há 20 anos. “O PT e a bancada de situação nunca vêm defender suas gestões e perdem tempo com exemplos de outros governos. É muito frágil”. Luiz Eustáquio (PT) acha que temos de olhar para trás para construir o futuro diferente e disse que o PT quando assumiu  a gestão municipal não havia fardamento escolar nem qualificação de professores. Almir Fernando (PCdoB)  afirmou que "esse prefeito tem sim compromisso com a educação e tem investido na valorização profissional de professores, material escolar, fardamento e muito mais”.

Henrique Leite (PT) afirmou que nos governos de Lula e Dilma as condições de vida de todos mudaram muito e considera a educação como a base de tudo, por isso é preciso fortalecer a escola. Priscila Krause (DEM) frisou que a ideia do colega em colocar dados à disposição da sociedade era muito boa e que não se pode confiar apenas em dados oficiais. Disse ainda que nos anos 90 o Recife era referência nacional no ensino.

Em 26.08.13, às 17h48.